O PP venceu as últimas seis disputas na cidade
Envolvida em investigações quanto a governos passados e o atual, Sangão tem uma história recente de hegemonia política e sucessores que se desentendem com seus padrinhos. O PP venceu as últimas seis disputas na cidade.
Em 2004, Antôniuo Mauro (PP) foi eleito pela primeira vez e seu vice era Herivelto (PSDB). Quanto anos mais tarde, os dois romperam e Herivelto foi o adversário do prefeito, que acabou reeleito. O vice dessa vez foi Castilho Silvano Vieira (PP), eleito seu sucessor em 2012.
Castilho conquistou a reeleição nas urnas em 2016, mas acabou tendo sua candidatura cassada. Como ele havia exercido o comando do Executivo no final de 2012, quando ainda era vice, a Justiça Eleitoral entendeu que estava se caracterizando um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pela lei.
Na disputa suplementar o vencedor foi Dalmir Carara Cândido, o Pinto (PP) - justamente o vice de Castilho na eleição que acabou anulada.
Ao fim da gestão, mais uma vez houve um rompimento. O sucessor (Pinto) apoiou o antecessor de Castilho, Antônio Mauro (agora no Podemos), mas a chapa foi derrotada.
Reeleito em outubro, Castilho está afastado do cargo por decisão judicial, em investigação que apura contratação irregular de serviço de marketing e mídias sociais.
Pinto, por sua vez, é acusado de favorecer candidatos em concurso público realizado em 2018.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.