Amados, vamos todos consagrar mais esta semana que começa ao nosso Senhor Jesus, para que seja uma semana de bênçãos e paz. Dentro destes quarenta dias com São Miguel Arcanjo, vamos hoje falar um pouco da data celebrada amanhã, dia 8 de setembro, dia da natividade de Maria Santíssima.
Esta data em honra ao nascimento da mãe do Filho de Deus é muito antiga. Surgiu em Jerusalém no século IV. Quatro séculos depois, o Papa Sérgio I trouxe a celebração para Roma e instituiu-a em nosso calendário.
E o que falar de Maria Santíssima? A mãe do Deus que se fez carne, exemplo de aceitação e amor aos planos divinos. Em todas as aparições marianas, em Paris, Lourdes e La Salette, na França, Fátima, em Portugal, Guadalupe, no México, ou na Espanha, ela sempre deixou valiosos ensinamentos, sempre com amor e misericórdia para toda a humanidade.
Por isso, celebrar a natividade de Maria é celebrar, de uma só vez, todos os cuidados que sempre demonstrou pelas pessoas. Vamos relembrar algumas frases da mãezinha do céu: “Continuem a rezar o Terço a Nossa Senhora do Rosário todos os dias, [que Ela abrande a guerra] para alcançarem o fim da guerra”; “Não ofendam mais a Nosso Senhor, que já está muito ofendido”; “Ó vós todos que tendes sede, vinde às águas e recebereis do Senhor a salvação”; “Não estou eu aqui, que sou sua mãe?”
Sempre que Maria se aproximou de um de nós, deixou algo edificante para trazermos aos nossos corações e usarmos em nossas vidas. E celebrar a própria graça divina, pois contam os estudos que Ana e Joaquim não tinham filhos, já que a mãe de Maria tinha problemas para engravidar. Assim, ambos se voltaram a Deus e se entregaram às orações e, para glória Dele, suas súplicas foram ouvidas.
“Maria é a mulher mais importante da história da humanidade. Maria é a Mãe de Deus”, Papa Francisco. “Sim, Maria aproxima-nos de Cristo, conduz-nos a Ele, com a condição de que se viva o seu mistério em Cristo”, São João Paulo II.
Evangelho de João, capítulo 19, versículos 26 e 27: “Quando Jesus viu sua mãe ali e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: 'Mulher, eis aí o teu filho'; e ao discípulo disse: 'Filho, eis aí a tua mãe'. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa”.
No momento em que Jesus entrega sua mãe ao discípulo, Ele a estava entregando a todos nós. Por isso, vamos começar a semana celebrando o nascimento da nossa Mãe do céu!
Boa semana, Deus os abençoe!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração a Nossa Senhora da Natividade
Maria Santíssima, eleita e destinada pela Trindade para ser a Mãe do Unigênito Filho do Pai, anunciada pelos profetas, esperada dos Patriarcas e desejada de todas as gentes.
Senhora do céu e da terra, Rainha dos anjos, nós, humildemente prostrados, nos alegramos da solene comemoração anual de vosso nascimento.
Do mais íntimo de nosso coração, suplicamos que vos digneis vir a nascer espiritualmente em nossas almas, para que, cativadas estas por vossa amabilidade e doçura, vivam sempre unidas a vosso dulcíssimo e amabilíssimo coração. Amém!
TURISMO CATÓLICO – Igreja da Misericórdia, Viseu, Portugal
Hoje vamos abordar a Igreja da Misericórdia, da cidade de Viseu, região central de Portugal. Sua construção teve início em 1775. Seu exterior não mostra muitos detalhes, mas sua fachada alta se mostra imponente no largo em que se situa.
Em seu interior, o órgão clássico chama a atenção. Faz parte do complexo o Museu da Misericórdia, com peças de arte sacra e pinturas dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.