A previsão é que a operação inicie em maio de 2025 e dobre a sua capacidade de volume
Com a emissão da Licença Ambiental liberada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em setembro, as obras que visam dobrar a capacidade de coleta e tratamento de esgoto do município de Tubarão já estão em andamento.
A ampliação da 2ª etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) permitirá que o sistema de esgoto atenda até 73% da população urbana tubaronense, com previsão de início das operações em maio de 2025
Atualmente, 48% da população urbana é atendida pela coleta e tratamento de esgoto. A concessionária responsável pelos serviços, Tubarão Saneamento, trabalha para cumprir o compromisso estabelecido no contrato de concessão, que visa atender próximo a 90% da população do perímetro urbano até 2033.
Assim como a 1ª etapa, a nova fase incorporará tecnologias avançadas para melhorar a qualidade do serviço. O Biorreator Combinado (BRC), desenvolvido pelo Grupo Tigre de Água e Efluentes, representa uma inovação no mercado de saneamento, proporcionando um tratamento mais eficiente.
"As tecnologias de ambas as etapas são eficazes, mas essa nova contará com o biorreator combinado e um decantador, o que potencializará a qualidade do efluente tratado", destaca Leonardo Schmitz de Figueiredo, coordenador de Investimentos.
O investimento de R$ 19 milhões possibilitará uma capacidade de tratamento de 150 litros por segundo de vazão média, trazendo benefícios significativos para a população, como também o desenvolvimento e preservação de Tubarão.
"Estamos diante de mais um marco para Tubarão. Com essa ampliação, vamos evitar o despejo de mais 13 milhões de litros de esgoto bruto por dia, em nossos rios. Isso é importante não apenas para o desenvolvimento da cidade, mas também para a preservação de nosso meio ambiente e balneabilidade de nossas praias da região", ressalta Paulo Eduardo Canalles, diretor da Tubarão Saneamento.
Com essa nova capacidade, a concessionária prevê que os moradores dos bairros Campestre, Fábio Silva, Monte Castelo, Oficinas, Praia Redonda e Santa Luzia sejam contemplados posteriormente.
Evolução do saneamento básico
A evolução do saneamento no município de Tubarão é contínua. Em um cenário nacional onde 49 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a uma estrutura adequada de saneamento básico, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a cidade de Tubarão se destaca positivamente.
Sancionada em 2020, a Lei Federal do Marco Legal do Saneamento Básico estabelece diretrizes para aprimorar a eficiência e ampliar o acesso aos serviços de saneamento no país. Um levantamento realizado pelo Comitê Tubarão e Complexo Lagunar revelou que, dos 22 municípios da região da Amurel, apenas oito possuem sistemas de saneamento ou estão em processo de implementação. Regionalmente, Tubarão se destaca com uma cobertura que já beneficia mais de 54 mil pessoas, de acordo com a população projetada no contrato de concessão.
Com um compromisso ambiental e foco na expansão da cobertura de coleta e tratamento, a Tubarão Saneamento, empresa responsável pelos serviços, tem demonstrado avanços significativos nos últimos seis anos.
Com um investimento superior a R$ 160 milhões do inicio da concessão até o 1º semestre de 2024, o município passou de zero para 48% de cobertura no tratamento de esgoto. Foram implementadas uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sete Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e mais de 135 quilômetros de rede, beneficiando sete bairros.
Apesar do progresso, ainda há um longo caminho a percorrer. “São bons números, mas ainda não é suficiente. Com essa nova etapa da ETE, conseguiremos expandir e levar a cobertura a ainda mais tubaronenses. Nosso compromisso é sério e temos uma equipe empenhada em fazer o seu melhor”, afirma Canalles.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.