À medida que a frente fria avança, as temperaturas entram em declínio
Nesta segunda-feira (29), a frente fria segue avançando por Santa Catarina, mantendo a condição para chuvas pontualmente intensas e temporais, informa a Defesa Civil do Estado.
Entre a tarde e à noite, com o deslocamento do sistema, o tempo já começa a melhorar nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente entre o Oeste e Extremo-Oeste.
Além disso, as temperaturas máximas serão registradas durante a manhã na maior parte do Estado, variando entre 9°C e 17°C na maioria das regiões, chegando aos 22°C no Litoral Norte no início da tarde.
Ao longo do dia, à medida que a frente fria avança, as temperaturas entram em declínio e, em função disso, as mínimas ocorrem no final da noite, variando entre 3°C e 8°C na Serra e Grande Florianópolis Serrana e de 7°C a 13°C nas demais regiões.
O vento médio deve apresentar velocidades entre 25km/h e 40 km/h, com rajadas de até 75 km/h na faixa litorânea e Grande Florianópolis Serrana. Em função disso, a agitação marítima vai aumentando ao longo do dia.
Na terça-feira (30), a frente fria se afasta do estado, mas o tempo ainda se mantém mais encoberto e com chance de chuva fraca a qualquer hora do dia do centro ao leste do Estado, incluindo as áreas próximas ao Paraná e entre o Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões, sol e variação de nuvens.
As mínimas ficam entre 0°C e 5°C nos pontos mais altos da Serra, 10°C a 13°C em Florianópolis, Baixo Vale e Litoral Norte e de 4°C a 10°C no restante do Estado.
À tarde, as temperaturas permanecem baixas, oscilando entre 3°C e 10°C entre os pontos mais altos da Serra, Grande Florianópolis Serrana, Meio-Oeste e Planalto Norte e de 11°C a 17°C nas demais áreas, com exceção do Extremo-Oeste e Oeste, onde se aproximam dos 21/23°C.
A quarta-feira (31) começa com predomínio de sol entre o Extremo-Oeste e Oeste. Entre o Meio-Oeste e as áreas litorâneas, especialmente entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, a circulação de umidade do oceano favorece maior quantidade de nuvens, com possibilidade de chuvas fracas ao longo do dia. Não há risco para ocorrências meteorológicas.
Entre quinta (1º) e sexta-feira (2), as condições seguem muito semelhantes às do dia anterior, com predomínio de sol em grande parte do Grande Oeste e maior nebulosidade com condições favoráveis à ocorrência de chuvas fracas e isoladas entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, em função da circulação marítima.
As temperaturas apresentam gradativa elevação, se aproximando dos 30°C à tarde em pontos do Oeste e Litoral Sul ao final deste período.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.