Essas celebrações diferem das católicas tradicionais pela liturgia, que envolve canto e dança ao som dos atabaques e outros elementos da cultura negra
A Pastoral Afro-Brasileira Família celebrará no próximo dia 19 a 15ª Missa Estadual da Mãe Negra, às 10h, na Igreja São José, no bairro Três de Maio, em Capivari de Baixo. A celebração refletirá sobre a evangelização a partir da realidade do povo negro do Brasil.
Algumas das características mais marcantes destas celebrações são a descontração e a energia, onde o negro manifesta a fé com festa e uma alegria contagiante.
A Pastoral Afro busca recuperar as raízes do povo afro-brasileiro, valorizar a cultura e resgatar a dignidade, além de estimular a comunhão cultural, combatendo o racismo contra qualquer povo ou etnia.
A proposta também é de se aprofundar a reflexão sobre o trabalho evangelizador a partir da realidade concreta das comunidades afro-brasileiras.
Durante a história do negro no Brasil, a religião constituiu-se o traço mais forte de preservação dos seus valores. Desta forma, ao se organizarem, os integrantes da Pastoral foram buscar nas religiões de matrizes africanas e no catolicismo os elementos culturais para as suas cerimônias.
Essas celebrações diferem das católicas tradicionais pela liturgia, que envolve canto e dança ao som dos atabaques e outros elementos da cultura negra, por exemplo, a indumentária, a decoração, o ofertório à base de comida, os recipientes de barro, a água de cheiro, a reverência à memória dos ancestrais e as congadas.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.