Felipe Mamprim foi destaque no Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular
O médico tubaronense Felipe Mamprim foi destaque no Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular ao conquistar dois prêmios científicos em reconhecimento a pesquisas de relevância na área vascular, ambos vinculados à Escola Paulista de Medicina. Entre 147 estudos inscritos, seis foram premiados, sendo dois do tubaronense.
O destaque ficou para o diagnóstico do lipedema, com um estudo inovador que utiliza uma tecnologia de ultrassom, chamada elastografia, que tem o objetivo de analisar e identificar a inflamação do tecido adiposo.
Conforme explica dr. Mamprim, essa doença é uma disfunção das células de gordura, que provoca acúmulo desproporcional, principalmente nas pernas, gerando dor, inchaço, sensação de peso e desconforto funcional.
Diagnóstico
“Apesar de ser uma condição conhecida há mais de 70 anos, ainda não existe um exame específico para esse diagnóstico, o que torna o nosso estudo ainda mais relevante”, compartilha.
Mulheres podem fazer o exame gratuitamente
Para avançar nas pesquisas e ampliar o acesso ao diagnóstico, o médico vascular Felipe Mamprim vai realizar o exame de elastografia de forma gratuita, em mulheres que apresentem sintomas compatíveis com o lipedema.
“Mulheres com idade entre 14 e 70 anos, que se identificam com sinais como: dor, peso e cansaço nas pernas, volume desproporcional nos membros inferiores em relação ao tronco ou que, mesmo após emagrecimento, percebem mudanças apenas no rosto e abdômen, sem redução proporcional nas pernas, podem participar do estudo”, explica.
“Para agendar o exame, as interessadas devem entrar em contato com o Centro Clínico Mamprim até o dia 6 de junho, pelo WhatsApp: (48) 99191-2595.
Tratamento de varizes também ganha destaque
O outro destaque do Congresso Internacional foi sobre o tratamento de varizes. Felipe Mamprim liderou o estudo que utiliza um laser altamente seletivo, com o objetivo de minimizar efeitos colaterais no tratamento de veias varicosas, promovendo menos dor, cicatrização mais eficiente e rápida recuperação.
“Receber esses reconhecimentos em um congresso tão importante reforça que estamos no caminho certo. O propósito é oferecer diagnósticos mais precisos e tratamentos cada vez menos invasivos, que devolvam qualidade de vida a quem convive com essas condições”, afirma.
“Além disso, é gratificante saber que o trabalho que realizamos aqui, em Tubarão, pode impactar positivamente pacientes no mundo inteiro”, comemora o médico vascular.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.