Proposta destaca o patrimônio humano e a força simbólica das comunidades da região
O Museu Ferroviário de Tubarão e o Museu do Carvão de Siderópolis uniram esforços para lançar a exposição de artes visuais “Pessoas como Patrimônio”, que será aberta ao público no dia 6 de outubro, às 20h, na Cidade Azul.
A mostra ficará em cartaz até 3 de novembro.
A iniciativa propõe uma reflexão sobre a memória e a identidade cultural das comunidades do Sul catarinense, destacando o papel das pessoas como guardiãs do patrimônio imaterial ligado à história da Ferrovia Tereza Cristina e à vida das cidades da região.
A proposta reforça que a verdadeira riqueza cultural não está apenas em monumentos ou objetos, mas também nos saberes, tradições e experiências coletivas.
A exposição faz parte do Projeto Curadoria Artística, realizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão, e nesta terceira edição terá como itinerário os municípios de Siderópolis, Araranguá, Criciúmae Tubarão.
O projeto consolida o diálogo entre dois importantes espaços de preservação da memória – o Museu Ferroviário de Tubarão e o Museu do Carvão de Siderópolis –, que, ao longo de suas trajetórias, têm sido fundamentais na salvaguarda do patrimônio histórico material.
A exposição reúne obras de artistas contemporâneos como P. Anjo, Nathaly Julian, Michel Torres Costa, Valéria Braga, Wagner da Silva, Luiz Gustavo Correa, JB Guedes, Diana Mathias, Flávia Joaquim, Thiago Justina e Marcos Dagostin.
Os trabalhos retratam o cotidiano, a diversidade e a força simbólica de quem constrói a cultura regional.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.