A organização do evento está recebendo doações para custear a impressão das imagens
O Museu Willy Sumblick, em Tubarão, receberá no final de abril a exposição fotográfica "Jorge/Ogum, o senhor dos caminhos", com fotografias de Christian Parente e curadoria de Emanuela da Silva. O trabalho será exposto entre os dias 23 e 29.
O evento é alusivo à Lei 4608/2016, que "institui o dia 23 de abril como o dia do Culto aos Orixás e declara como patrimônio imaterial do município de Tubarão os cultos religiosos de matriz africana". A abertura acontece às 19h30 do dia 23.
O evento foi idealizado por Emanuela Silva e será realizado em parceria com o Setorial de Cultura Afro-Brasileira. Além da exposição fotográfica, haverá uma série de atividades, como workshops, apresentações teatrais e roda de capoeira.
O dia 23 de abril é dia de São Jorge. No Brasil, a umbanda sincretiza elementos de religiões como o catolicismo, o espiritismo e o candomblé. O contexto, que mistura diferentes crenças, envolve a busca de negros escravizados trazidos à força da África por tentar preservar seus cultos e fés originais.
Na crença da umbanda, são reverenciados orixás, que são entendidos como entidades superiores. Entre os orixás, está Ogum que, no sincretismo religioso, está associado a São Jorge.
Doações
A organização do evento está recebendo doações para custear a impressão das imagens. Elas podem ser feitas através das chaves pix:
- 48 998034468 - Diolene Gonçalves Corrêa
- 48 988085193 - Lúcia da Silva
- 48 996063287 - Emanuela Silva.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.