Instituto do Meio Ambiente analisa 18 pontos na região. No Estado, 27,3% estão impróprios
Todos os 18 pontos pontos analisados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) na Amurel estão próprios para banho. Integram o relatório de balneabilidade quatro lagoas e 14 praias de Laguna, Jaguaruna e Imbituba.
No Estado, de forma geral, 27,3% dos 231 pontos estão impróprios. As coletas foram realizadas nas últimas segunda (21), terça (22) e quarta-feira (23).
Os técnicos do Instituto realizam as coletas da água do mar a até um metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros. As amostras recolhidas são submetidas a exames bacteriológicos durante 24 horas. São levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência de chuvas das últimas 24 horas no local, e temperatura da amostra e do ar no momento da coleta.
A água é considerada imprópria quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a dois mil Escherichia coli por 100 mililitros.