Gestão municipal também pretende afastar unidade prisional do centro urbano da cidade
O governo de Santa Catarina está avaliando a construção de um novo presídio em Laguna, em terrenos localizados na entrada da cidade, que pertenciam à extinta Companhia de Desenvolvimento Industrial de Santa Catarina (Codisc).
A proposta, que já havia sido cogitada anteriormente, voltou a ganhar força diante da necessidade de reestruturação das unidades prisionais do Estado.
Segundo informações do portal Agora Laguna, a intenção é transferir a atual unidade prisional do bairro Progresso para uma área mais afastada do centro urbano.
O novo presídio não será uma penitenciária, mas sim uma unidade com maior capacidade de detenção. Hoje, o presídio de Laguna tem capacidade para 110 internos, mas abriga 192. O novo espaço poderá comportar entre 400 e 600 presos.
Nesta semana, equipes ligadas ao governo estadual foram vistas realizando sondagens e estudos técnicos nos terrenos da antiga Codisc.
Em maio deste ano, a gestão já havia informado que existe a intenção de afastar a unidade prisional do centro urbano.
Comunidade protesta
Ainda não há prazo definido para o início das obras, mas a possibilidade já tem gerado reações.
Moradores do bairro Barbacena, nas imediações da área cogitada para o novo presídio, iniciaram um abaixo-assinado contra a instalação da unidade.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.