Sexta-feira, 11 de julho de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

A vida que ninguém vê: Jony de Bona Porton

11/07/2025 05h22

A administração municipal de Pedras Grandes tem dado lições silenciosas sobre como fazer muito com pouco. Em tempos de escassez, a cidade tem sido fértil em soluções — e, sobretudo, em imaginação. 


Sob o comando do prefeito Agnaldo Filippi, a criatividade tornou-se a principal matéria-prima da gestão pública, provando que boas ideias ainda podem ser mais valiosas que grandes orçamentos. Um exemplo que bem poderia inspirar outros municípios do país.


A pequena cidade de colonização italiana, escondida entre a serra e o mar, tem ganhado destaque na imprensa estadual e até nacional graças à revitalização da Casa dos Arcos — uma das construções mais antigas do município. Mais do que restaurar um prédio, Pedras Grandes devolveu vida a um espaço que agora pulsa como ponto turístico.


No coração dessa transformação está a mente inquieta e as mãos habilidosas de Jony de Bona Porton, servidor da prefeitura. Com um olhar que mistura engenheiro e poeta, Jony tem transformado ferro, sucata e história em arte pública. Ele é o artista da cidade — o artesão do impossível.


Entre suas criações está uma réplica do 14-Bis, o lendário avião de Santos Dumont, construído com precisão e orgulho. Mas isso foi apenas o início. No mês passado, ele concluiu uma gôndola veneziana feita inteiramente com placas de trânsito doadas. 


A embarcação navega serena por um lago artificial construído pelos próprios funcionários ao lado da Casa dos Arcos — um espaço que se tornou parque, ponto de encontro e símbolo da reinvenção coletiva.


E como se não bastasse transformar o presente, Jony também dá novo fôlego ao passado. Parte do ferro retirado da histórica Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi doado ao município. Nas mãos dele, essas relíquias de aço viraram arte: pontes, esculturas, bancos, portais — vestígios de uma velha senhora que agora vive em outras formas, em outro tempo, em outra cidade.


Mas sua criatividade não encontra repouso. Está em andamento a construção de um carro de bois com mais de oito metros de comprimento, que será instalado ao lado da Casa dos Arcos. E uma roda d’água com doze metros de altura, prestes a nascer no centro da cidade, girará como símbolo de movimento e renovação — lembrando que o futuro também pode ser movido à força das ideias.


Em vários cantos de Pedras Grandes há rastros da genialidade de Jony: o letreiro da cidade, os pontos de ônibus, as pequenas pontes — todas construções que carregam sua assinatura invisível. Cada obra é um pedaço de sonho moldado em metal, uma declaração silenciosa de que beleza também pode ser política pública.


Obrigado, Jony, por partilhar um pouco da tua história, da tua arte e dessa rara capacidade de transformar o ordinário em extraordinário.


Se você também acredita na beleza de histórias como essa, siga @a_vida_que_ninguem_ve no Instagram e descubra relatos que merecem ser conhecidos.


Acompanhe a entrevista abaixo:




Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.



MACIEL BROGNOLI
Crônicas e contos
Maciel Brognoli é guarda municipal de Tubarão, graduado em Administração Pública, especialista em Segurança Pública e Gestão de Trânsito e escritor. Ocupa a cadeira n° 27 da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e escreveu quatro livros.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.