Muitas pessoas que estavam em viagem têm feito o possível para voltar para casa
O coronavírus mudou drasticamente a rotina da população em todo o mundo, especialmente nos aeroportos. Muitos países fecharam suas fronteiras e vários voos foram cancelados ou adiados. No Brasil, muitas pessoas que estavam em viagem têm feito o possível para voltar para casa.
Em Jaguaruna, luvas e máscaras foram distribuídas para os funcionários do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. Também foi disponibilizado álcool em gel em vários locais de fácil acesso aos passageiros e colaboradores, e fixados cartazes com instruções de como se prevenir e quais são os sintomas da doença.
“Também estamos distribuindo máscaras para quem embarca”, relata o diretor comercial do aeroporto, André Constanzo, e revela que uma redução na quantidade de passageiros já começou a ser sentida, cerca de 40% nesta segunda-feira (16) em relação à segunda anterior. Questionado pela redação do Sul Agora se existe possibilidade de suspensão dos voos em Jaguaruna, André respondeu que por enquanto não recebeu nenhuma orientação nesse sentido.
A servidora pública Andrêsa Fontanela, moradora de Tubarão, retornou para casa na noite desta segunda-feira após período de férias no Rio de Janeiro. Ela embarcou no Aeroporto Santos Dumont, com conexão em Campinas (SP), e desembarcou em Jaguaruna. “Nas ruas do Rio, não tinha trânsito às 18 horas, bem no horário de pico. Quando cheguei no aeroporto, praticamente todos estavam usando máscaras e não tinha mais para vender. Ninguém imaginava que seria desse jeito”, conta.
Enquanto o vírus continua a se propagar, seja em aeroportos, aviões ou qualquer outro local, inclusive em casa, a recomendação é reforçar as medidas de prevenção. Entre elas, estão lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir com um lenço de papel descartável ou com a parte interna do cotovelo - nunca com as mãos.