O texto faz um resumo detalhado do que foi aquele fenômeno, que completa 50 anos em 2024
As fortes chuvas que caem sobre Santa Catarina fizeram muitas pessoas relembrar a enchente de 1974, que devastou Tubarão. E não apenas em Santa Catarina. O Blogo do Acervo, espaço do jornal O Globo destinado a relembrar antigas reportagens, destacou neste sábado (19): "Enchentes no Sul do Brasil resgatam trauma de tragédia histórica em Tubarão".
O começo do texto é impactante: "Parecia o fim do mundo. Depois de chuvas torrenciais e muito alagamento, a Prefeitura de Tubarão, em Santa Catarina, estimava em centenas o número de mortos. Seus corpos iam sendo transportados por caminhões e enterrados às dúzias em valas comuns, depois de fotografados de frente e de costas, para posterior identificação. No hospital da cidade, foi registrado um caso de tifo, acendendo o alerta para o risco de um surto da temida doença, que muitas vezes acompanha desgraças desse tipo."
O texto faz um resumo detalhado do que foi aquele fenômeno, que completa 50 anos em 2024. "Em Araranguá, não havia toque de recolher, mas os militares pediram para ninguém sair para a rua à noite, 'sob pena de ser alvejado a tiros pelos policiais que guarnecem a cidade contra os saques dos flagelados'. Eram tempos de ditadura, ninguém questionava a truculência da 'recomendação'".
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.