Quinta-feira, 03 de abril de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
02/04/2025 14h59

Parque Astronômico de Criciúma terá sessões adaptadas para pessoas com autismo

As exibições extras ocorrerão aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 20h e a entrada é gratuita

Os pais de crianças com autismo que buscam uma opção de lazer em família poderão participar de sessões adaptadas no planetário em Criciúma


Com um olhar inclusivo, durante o Mês de Conscientização do Autismo, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² terá sessões extras adaptadas para as pessoas autistas, todos os sábados, às 16h, e domingos, às 18h, no Planetário do Parque Astronômico.


A entrada é gratuita e mediante inscrição pelo WhatsApp (48) 3431-0400. As vagas são limitadas a 20 pessoas por sessão (incluindo crianças e familiares).


De acordo com a gerente administrativa do Parque Astronômico, Emanoela Ceron, as sessões adaptadas dão continuidade à ação iniciada em 2024.


“Agora estamos retomando em abril em prol do mês de conscientização ao autismo. Elas acontecerão todos os fins de semana. Quem ministra essas sessões são os nossos professores, que têm experiência em realizar as adaptações necessárias para o conforto das crianças. Nessas sessões, contamos com um número reduzido de pessoas, no máximo 20, incluindo a família da criança, para garantir um ambiente mais tranquilo e acolhedor”, ressalta.


A duração da sessão também é reduzida para que a criança não precise ficar muito tempo dentro do planetário, o que proporciona uma vivência mais agradável e respeitosa.


“Além disso, fazemos ajustes no ambiente, como som mais baixo e iluminação em meia-luz, para tornar a experiência mais confortável e acessível para as crianças atípicas”, explica Emanoela.


A partir de maio, as sessões adaptadas continuarão acontecendo, mas apenas no último final de semana de cada mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Planetário


Um espaço onde ocorrem apresentações sobre a história da astronomia e simulações do céu, o planetário digital é um ambiente imersivo para contemplar as belezas do universo. 


Durante as sessões, há a projeção de filmes em 360º relacionados à astronomia, onde se exploram e explicam conceitos dessa ciência. Desta forma, toda a informação e conteúdos educativos são compreendidos de forma facilitada e divertida.


Além do planetário, o parque também conta com equipamentos para incrementar o lazer e diversão da família, como telescópios, foguetes, o Relógio do Sol, a Esfera Armilar, área de exposição de rochas, fósseis e meteoritos, e laboratórios.


Para que os visitantes consigam realizar uma imersão completa nesse universo, de maneira dinâmica, acessível e interativa para todos os públicos, o parque conta com professores disponíveis para tirar eventuais dúvidas e conduzir os turistas.


Mês de Conscientização sobre o Autismo


O quarto mês do ano foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para intensificar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um distúrbio caracterizado por alterações nas funções do neurodesenvolvimento, como na comunicação, na interação social e no comportamento.


A campanha Abril Azul nasceu para envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente e inclusiva, sendo que o Dia Mundial de Conscientização é celebrado no dia 2 de abril.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.