Representantes de Laguna viajaram até a Ásia em busca de oportunidades econômicas
Com o objetivo de impulsionar a economia de Laguna prospectando parcerias e investimentos inteligentes e ousados através da “Missão China”, uma comitiva viajou à China, de 14 a 25 de março.
Além de buscar investimentos chineses em Laguna, a missão também conseguiu estreitar futuras relações comerciais e acadêmicas, através da Udesc.
A comitiva foi formada por representantes do Governo Municipal, Udesc, Facisc, empresários e autoridades.
“Podemos dizer que Laguna hoje está no radar desse mercado chinês, depois da nossa missão”, ressaltou o secretário Rafael Fett, em coletiva de imprensa na última semana.
A convite da empresa multinacional Eikto, maior fabricante de baterias de lítio do mundo, com sede em Laguna, a missão à China proporcionou uma aproximação de futuros investimentos no município.
Segundo o representante Orlando Pacheco, a multinacional ampliará seus investimentos na cidade nos próximos anos, chegando a R$ 114 milhões, após adesão ao Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec).
Além disso, ela tem também importância estratégica na geração de renda, arrecadação de impostos e geração de empregos.
Resultados da missão na área acadêmica
Entre os principais resultados apresentados na área acadêmica desta missão, segundo o professor Sérgio Pezzin, da Udesc, está a confirmação de um edital que será lançado em parceria com a Fapesc.
“Vamos começar a trabalhar juntos e elaborar um edital, em parceria com a Fapesc, para projetos de pesquisa voltados às áreas estratégicas de Laguna, como energias renováveis, aquicultura e pesca. A previsão é que esse edital seja lançado até o meio do ano”, explica.
Visitas estratégicas em Xuancheng
A delegação iniciou sua agenda na cidade de Xuancheng, onde visitou a matriz da empresa Eikto, produtora de baterias de lítio com filial no município.
As negociações buscaram ampliar os investimentos da empresa na cidade. Também foram realizadas visitas à Huasun, multinacional do segmento de energia solar, que demonstrou interesse em parcerias, e à Zhongding Precision Industry, fabricante de componentes industriais.
Um encontro com o prefeito Dong reforçou os laços de irmandade entre Xuancheng e Laguna.
Expansão tecnológica em Yangzhou
Em Yangzhou, a comitiva visitou a empresa CSI Solar Cell Co., fabricante de painéis fotovoltaicos, com o intuito de explorar investimentos em energia renovável.
Além disso, a delegação conheceu a Universidade de Yangzhou, onde foi assinado um Termo de Cooperação com a Udesc. O encontro com reitor e professores visou fortalecer a colaboração acadêmica.
Oportunidades comerciais em Xangai e Gaoyou
Em Xangai, foi realizada uma visita à empresa Lonking, fábrica de empilhadeiras interessada em expandir seus negócios.
Já em Gaoyou, a delegação analisou práticas sustentáveis e tecnologias inovadoras no setor de aquicultura, visitando a fazenda Gaoyou Prawn (produção de camarão) e a fazenda Jiangsu Wangxianji (produção de camarão e siri).
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.