Quarta-feira, 22 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
31/01/2024 07h46

Livro contará a história da imprensa de Laguna

O acadêmico de jornalismo Luís Claudio Abreu prepara a obra, que alcançará todos os ramos de comunicação do município

A imprensa de Laguna terá sua história em livro, com previsão de lançamento para novembro deste ano. Em comemoração ao aniversário de 160 anos da edição do primeiro jornal do município, o acadêmico de jornalismo Luís Claudio Abreu, 23 anos, prepara a obra, que alcançará todos os ramos de comunicação do município.

“A ideia surgiu a partir da premissa que, até o momento, a cidade ainda não dispõe de uma obra totalmente dedicada à sua imprensa, que começou no impresso e avançou para a comunicação falada e virtual”, revela o autor, que está no quarto ano de pesquisas.

Segundo Luís, a obra está em finalização e apresentará dados dos mais de 100 jornais e revistas que circulam ou foram editados na cidade, das emissoras de rádio, portais de notícia e da presença da televisão.

“Na imprensa, Laguna tem algumas marcas de pioneirismo: o primeiro jornal diário com circulação e cobertura nas cidades vizinhas em 1914, a primeira rádio da região, que começou a ser formada nos anos 40, o jornal mais longevo do Sul foi daqui”, lista o acadêmico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luís ainda frisa que, além de ter sido um terreno fértil para a imprensa, Laguna segue como desenvolvedora de talentos para o jornalismo e de episódios curiosos. “Posso antecipar que as capas dos jornais – algumas históricas – estarão publicadas, bem como alguns fatos pouco conhecidos, como a vez em que um jornalista quase teve a casa bombardeada a mando do governador. Pelo menos é o que o jornal dele contou”, comenta.

O livro se encontra também na fase de captação de recursos para viabilizar o lançamento e de contribuições como fotos, relatos, documentos e exemplares de publicações que circularam pela cidade.

“Tudo ajuda a contar a história e toda contribuição é bem-vinda. Ainda há jornais que não consegui localizar exemplares, apenas vagas referências de que existiram”, pontua o lagunense, que, além dos arquivos locais, fez pesquisas em Florianópolis, Tubarão, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades.


Sobre o autor

Luís é lagunense e também cursa História. Com atuação na Rádio Difusora e Portal Agora Laguna, é um curioso pela história de sua cidade natal e manteve durante dez anos o espaço virtual “As mil e uma histórias de Laguna”, entre outros.


Interessados em colaborar devem entrar em contato com Luís Claudio Abreu pelo telefone (48) 9 9827-3496 ou pelo e-mail pesquisalaguna.jor@gmail.com.  

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.