Caso aconteceu na comunidade de Campo Bom, em Jaguaruna
Em Jaguaruna, o forte odor e gosto da água vêm sendo alvo de reclamações de vários consumidores. A situação já chegou até mesmo nas escolas, como é o caso da E.E.B. Campos Verdes.
Na última segunda-feira (10), a direção da escola enviou para os responsáveis dos alunos um bilhete orientando a cada estudante para que levasse uma garrafa com água potável suficiente para o seu consumo durante o período que estivesse na escola.
“Percebemos e concordamos que não é apropriada para o consumo de nossos alunos. Apresenta um cheiro muito forte, mas não há o que fazer”, destaca um trecho do bilhete enviado aos pais.
Ainda de acordo com a unidade escolar, muitas reclamações foram registradas.
Posicionamento da empresa
A redação do Sul Agora entrou em contato com a Jaguaruna Saneamento, empresa responsável pelo fornecimento da água potável no município. A companhia informou que atesta que a água fornecida à população está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
“Estamos cientes das preocupações da comunidade quanto ao gosto e odor da água e reforçamos que a qualidade continua sendo monitorada regularmente. O fenômeno observado está diretamente relacionado às condições ambientais dos mananciais, afetados pela estiagem prolongada”, respondeu.
A companhia também informou que está intensificando os testes e implementando medidas para corrigir as alterações e garantir o melhor abastecimento para a população:
“Para melhorar o fornecimento e o abastecimento de água no Balneário Campo Bom, a Jaguaruna Saneamento está na etapa final das obras do novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água, proveniente da Lagoa de Campo Bom, com conclusão prevista para junho de 2025."
"A estiagem prolongada alterou algumas características naturais da água, mas a situação deve melhorar com a volta das chuvas”, detalha a nota oficial.
Posicionamento do município
O Sul Agora conversou também com o secretário de Educação e Cultura de Jaguaruna, Sandro Duarte, e o mesmo informou desconhecer a situação na E.E.B. Campos Verdes.
Ele explicou que a escola em questão é da rede estadual, portanto, sob responsabilidade do governo do Estado, mas que na mesma comunidade do Campo Bom existe uma pré-escola da rede municipal. Nesta, a água disponibilizada através de um bebedouro é servida por garrafões de água mineral.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.