Projeto irá oferecer uma série de atendimentos integrados e humanizados
O município de Braço do Norte dá um importante passo em direção ao fortalecimento da saúde materno-infantil com o lançamento da "Rede Manu", que será realizada nesta quinta-feira (21), durante as ações do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno.
A Rede Manu nasce como uma rede de cuidado, atenção e acolhimento às gestantes, mães e bebês do município.
O projeto irá oferecer uma série de atendimentos integrados e humanizados, com foco na promoção da saúde física, emocional e social da gestante.
O nome da Rede é em homenagem à servidora municipal Manuela Serafim, que faleceu após dificuldades durante a gestação.
A escolha do nome “Rede Manu” é uma forma de homenagear não só sua trajetória, mas também tantas outras mulheres que enfrentam os desafios da maternidade.
Entre os serviços ofertados estão consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, assistência farmacêutica e diagnóstica, visitas domiciliares, além de atendimento no consultório de aleitamento materno, que acompanhará a mulher desde a gestação até o pós-parto.
A Rede Manu também integrará práticas complementares, como acupuntura, massoterapia, Barras de Access e uso de novas tecnologias, como a laserterapia, promovendo bem-estar e qualidade de vida durante a gestação.
Além dos atendimentos em saúde, o projeto também contará com o suporte da Secretaria de Assistência Social, garantindo o apoio às gestantes em situação de vulnerabilidade.
As futuras mamães receberão kits mamãe-bebê, com cerca de 15 itens de higiene e cuidado, além de participarem de grupos de gestantes, rodas de conversa, oficinas de culinária integrativa e espaços de escuta ativa, livres de julgamentos.
A cerimônia de lançamento contará com a presença de autoridades locais, representantes da saúde, gestantes atendidas pelo programa e familiares de Manuela Serafim.
Durante o evento, serão entregues os primeiros kits, em um gesto que marca o início de um novo ciclo de cuidado no município.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.