No centro de Tubarão existe uma cidade antiga que quase ninguém vê.
Essas construções históricas passam despercebidas por vários motivos: a pressa das pessoas, o desinteresse, o esquecimento… Mas o principal motivo é a poluição visual que tomou conta da paisagem.
Postes repletos de fios, placas de lojas, aparelhos de ar-condicionado e todo tipo de parafernália escondem a beleza dos prédios tombados. Isso pode ser observado especialmente na Rua Lauro Müller, onde ainda resistem os casarios históricos protegidos pelo patrimônio municipal.
Na parte dos fundos, as construções estão bem cuidadas, pintadas, e agora contam com um deck que oferece uma bela vista para o Rio Tubarão. Já a fachada, porém, apresenta um cenário triste: cada vez mais sufocada por placas e propagandas, a rua perdeu parte de seu encanto.
O que poderia ser um ponto turÃstico atraente, valorizado pela arquitetura antiga, acabou se transformando em um lugar onde a poluição visual chega a cansar, a doer os olhos e o coração.
Mas insisto em olhar por entre os fios e as placas, tentando enxergar uma cidade que é bela e que quer ser vista como realmente é: despida de toda poluição visual que lhe fizeram vestir.
Se você também acredita na beleza de histórias como essa, clique aqui.
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.