Cláudia Bressan da Silva Brincas pode ocupar vaga no Tribunal de Justiça de Santa Catarina
A advogada Cláudia Bressan da Silva Brincas, natural de Tubarão, está entre os favoritos para a vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A vaga será aberta em razão da aposentadoria de Salete Sommariva, também da região Sul.
A informação foi divulgada pela colunista da ND+ Karina Manarin. A escolha de Cláudia para o cargo seria porque ela tem realizado importantes trabalhos na OAB/SC ao longo dos últimos anos e também porque há informações de certa tendência no Tribunal de Justiça pela indicação de uma mulher.
A expectativa nos bastidores jurídicos em Santa Catarina é que o edital seja publicado em abril, quando então deve ser iniciado o processo do Quinto Constitucional da advocacia. Após as inscrições dos interessados, o Conselho Estadual elabora uma lista de doze nomes.
Após a sabatina realizada pelo Conselho, destes doze, seis serão escolhidos por votação direta de todos os advogados catarinenses.
A lista é enviada ao TJSC, que escolhe três dentre os seis, e finalmente segue para a escolha pelo governador do novo desembargador de Santa Catarina.
Currículo
Cláudia Bressan da Silva Brincas é advogada, mestre em Direito pela Universidade Federal de SC (Ufsc), especialista em Direito Público. Professora na Escola do Legislativo de Santa Catarina, palestrante e conferencista na área de direito público. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e atua na área do direito eleitoral, Tribunal de Contas e gestão pública administrativa e orçamentária. Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados de SC, membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB Nacional e representante titular da OAB/SC no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.