Amados, novamente dou início a este texto clamando a Jesus para que Ele permita que todos tenham um domingo e uma semana de plena paz.
Amanhã é um dia especial, dia em que celebramos um dos mais queridos santos da nossa Igreja, dia propício para buscarmos no mais profundo dos nossos corações a essência da nossa Fé e, com ela, peçamos com toda confiança pelas nossas graças mais difíceis; amanhã é dia de São Judas Tadeu.
Ele nasceu na Galileia. Filho de Alfeu, irmão de São José e Maria Cleofas, prima de Maria Santíssima, era primo de Jesus. Próximos desde a infância, foi um dos escolhidos pelo próprio Jesus para segui-lo. Esteve presente em momentos importantes da história da evangelização e da igreja.
Mas apenas após a assunção de Jesus que seu papel tomou força. Esteve presente no Pentecostes e foi um dos que recebeu o Espírito Santo.
A partir daí, tornou-se um grande pregador, e mesmo em um momento de perseguições aos cristãos. Iniciou sua evangelização na Galileia. Viajou para a Samaria, levou a palavra para a Mesopotâmia, Arábia e Síria. E, por último, seguiu para a Armênia e Pérsia.
A pregação de São Judas Tadeu era feita com tanta energia, amor e paixão que suas palavras cativaram pagãos e povos de outras religiões que se convertiam após ouvi-lo. Falava grego e aramaico e usava essa habilidade para atrair ainda mais pessoas.
Foi uma das primeiras pessoas a levar o cristianismo para a região da Armênia, juntamente com São Bartolomeu. Por esta razão, são considerados padroeiros da Igreja Apostólica Armênia.
Seguiu para a região da Pérsia e, juntamente com apóstolo Simão Zelote, fazia pregações que atraíam cada vez mais pessoas.
Suas andanças eram feitas com Fé e otimismo, por isso, com a mesma confiança, vamos pedir ajuda para nossas causas mais urgentes.
Vamos tomar de exemplo a coragem e a Fé de São Judas Tadeu e São Simão Zelote, para que, preenchidos do amor de Cristo, ultrapassemos todos os obstáculos que possam atrapalhar nossa caminhada!
Boa semana a todos, Deus os abençoe. São Judas Tadeu e São Simão Zelote, rogai por nós!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração a São Judas Tadeu
“São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão.
Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade.
Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão.
São Judas Tadeu, rogai por nós. Amém”.
TURISMO CATÓLICO – Mosteiro de São Tadeu – Azerbaijão
São Judas Tadeu foi um grande evangelizador. Pregou na Galileia, Samaria, Mesopotâmia, Arábia, Síria, Armênia e Pérsia.
Sua passagem pela região da Armênia e Pérsia foi extremamente marcante e possui muitos devotos nestas regiões. Por isso, por volta do ano 69 depois de Cristo, foi erguido um mosteiro e uma igreja em homenagem a ele.
O local foi destruído por um terremoto em 1319, passou por uma grande reforma dez anos após o terremoto, mas ainda mantém alguns setores do século 10.
Receba outras colunas pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.