Temporais causaram estragos em várias cidades de Santa Catarina
Os temporais que atingem Santa Catarina seguem trazendo prejuízos e estragos para diversos municípios.
Uma das ocorrências registradas foi a formação de um tornado que atingiu Chapecó, no Oeste catarinense, na manhã desta quarta-feira (4), durante a passagem de fortes tempestades pelo estado.
O fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil catarinense, que registrou rajadas de vento de até 126 km/h no município.
A ventania provocou estragos em diferentes pontos da cidade. No Aeroporto de Chapecó, estruturas metálicas foram arrancadas, vidraças ficaram destruídas e as operações foram suspensas.
Também houve registros de casas destelhadas e danos a veículos.
Segundo a Defesa Civil, a confirmação do tornado ocorreu após a análise de imagens de radar, que identificaram sinais de rotação dos ventos e detritos levantados pela tempestade.
A intensidade do fenômeno e a extensão dos danos ainda serão avaliadas com o auxílio de drones.
Os temporais também causaram transtornos em diversas regiões de Santa Catarina. Em Anita Garibaldi, na Serra, pelo menos 70 residências foram atingidas pelo granizo. O Hospital Frei Rogério registrou alagamentos, enquanto escolas e uma igreja tiveram danos nos telhados.
Em Lages, a Defesa Civil contabilizou 41 ocorrências entre a noite de terça-feira (3) e a madrugada de quarta, incluindo destelhamentos, quedas de árvores e de um poste. Também circulam nas redes sociais imagens de bombeiros resgatando crianças que estavam ilhadas utilizando um bote da corporação.
Em Celso Ramos, houve bloqueios de estradas, alagamentos e prejuízos em lavouras. Já em Urubici, um deslizamento de terra interditou um trecho da SC-110, na Serra do Panelão.
No Alto Vale do Itajaí, cerca de 30 pessoas, entre crianças e adultos, precisaram ser resgatadas de bote após o alagamento de uma escola em Rio do Sul.
A falta de energia elétrica também atingiu milhares de consumidores. Conforme balanço da Celesc divulgado às 11h40, mais de 200 mil unidades consumidoras estavam sem luz em Santa Catarina, principalmente nas regiões Oeste e Meio-Oeste.
O estado está sob alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica grande perigo para tempestades, com possibilidade de chuva intensa, granizo e ventos superiores a 100 km/h.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.