O número de atendimentos por doenças respiratórias continua alto, impactando no tempo de espera
O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, enfrenta mais uma dificuldade operacional decorrente da pandemia de covid-19. Além do alto número de atendimentos, o HNSC registra falta de colaboradores afastados por doenças respiratórias.
Já são 150 profissionais de saúde afastados por suspeita e/ou confirmação da covid-19 e influenza. Destes, 57 da área assistencial (que trabalham diretamente com pacientes). Números que refletem no atendimento à população que chega até a emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, todos os dias.
A média de atendimento no setor por doenças respiratórias continua alta, e com a redução de profissionais, isso tem impactado ainda mais no tempo de espera, que hoje é feito através do protocolo de Manchester, um sistema de triagem que classifica os pacientes através de cores das pulseiras, definindo a gravidade de cada quadro.
Além dos atendimentos, os números das internações por doenças respiratórias também dobraram de janeiro em relação a dezembro.
A instituição pede a colaboração da população quanto ao uso correto da emergência, só vindo ao local quando apresentar sintomas graves de doenças respiratórias. “Em casos leves, utilizem as Unidades de Saúde e a Policlínica. Isso serve para as gestantes também, caso precisem de atendimento. Só venha até o hospital em casos mais graves, garantindo sua própria segurança”, pediu o diretor técnico Eduardo Ali Dominguez.
Siga nosso Instagram e acompanhe tudo o que acontece no Sul. Agora: https://www.instagram.com/portalsulagora/