São Martinho, São Ludgero e Santa Rosa de Lima estão entre as lideranças do país
São Martinho, São Ludgero e Santa Rosa de Lima aparecem na lista das 20 cidades do país que lideram com os maiores níveis de ocupação, segundo o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na lista, São Martinho está em 8º lugar; São Ludgero em 11º e Santa Rosa de Lima em 20º. O número mede a proporção de pessoas com mais de 14 anos que estão trabalhando.
São Martinho se destaca com 75,2% da população ocupada, seguido de São Ludgero com 74% e Santa Rosa de Lima com 72%.
Os dados confirmam a força econômica da região, marcada por forte atuação nos setores industrial, agrícola e de serviços, com alto índice de empregabilidade e baixos níveis de informalidade.
Liderança
Santa Catarina liderou o ranking nacional com sete cidades entre as 20 com maior nível de ocupação, superando estados como Mato Grosso, que teve cinco municípios na lista.
O estado também foi o que apresentou a maior taxa média de ocupação no Brasil, com 63,5% das pessoas acima de 14 anos trabalhando.
Além disso, o estado catarinense teve o menor índice de trabalhadores domésticos e um dos menores percentuais de funcionários públicos, o que evidencia o dinamismo da iniciativa privada e o perfil empreendedor da população local.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.