Projeto “Justiça Eleitoral em Movimento” facilita emissão e regularização de títulos em Sangão e Jaguaruna
A 33ª Zona Eleitoral, responsável pelos municípios de Tubarão, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Jaguaruna, está levando os serviços da Justiça Eleitoral diretamente às comunidades mais distantes por meio do programa “Justiça Eleitoral em Movimento”.
A iniciativa busca facilitar o acesso dos eleitores a serviços como emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral e regularização de pendências cadastrais, tudo de forma simples e sem burocracia.
Nesta semana, o programa é realizado em Sangão, na Câmara de Vereadores, e segue até a próxima sexta-feira (17).
Já na próxima semana, entre os dias 21 e 24 de outubro, será a vez dos eleitores de Jaguaruna receberem a ação, também na sede do Legislativo municipal.
O atendimento ocorre das 13h30 às 17h30.
De acordo com o chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral, Ricardo Leonetti, o projeto faz parte do planejamento antecipado para as eleições de 2026.
Ele explica que a Justiça Eleitoral costuma iniciar a preparação no ano anterior ao pleito, executando ações que ajudem a evitar filas e congestionamento no atendimento nos meses que antecedem o fechamento do cadastro.
“Em 2026, o cadastro eleitoral vai encerrar no dia 6 de maio. É uma data determinada por lei, que estabelece o prazo de 150 dias antes da eleição para o fechamento do cadastro. Então, a ideia é adiantar o atendimento e evitar que o eleitor deixe para a última hora”, destacou Leonetti.
O chefe de cartório lembra que, nas últimas semanas de prazo, o movimento costuma crescer significativamente, chegando a mil atendimentos por dia, enquanto em períodos normais a média é de 80 pessoas.
“O eleitor que deixa para os últimos dias acaba enfrentando longas filas e espera de horas. Por isso, estamos levando o serviço até os municípios para facilitar e agilizar esse processo”, explicou.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.