Sábado, 29 de janeiro de 2022
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
12/01/2022 08h15

Casos ativos de covid-19 crescem 345,3% em Tubarão

Mutirão de testagem para covid-19 acontece nesta quarta, na Arena Multiuso

Dos últimos dias de 2021 até agora, o número de casos novos de covid-19 e de pacientes com a doença ativa na região tem apresentado um grande crescimento.

Em Tubarão, em uma semana, segundo o boletim divulgado pela prefeitura, o número de casos ativos da doença subiu 345,3%, passando de 192 no boletim semanal divulgado no dia 3 de janeiro para 855 na última segunda-feira (10).

O número de novos casos teve um crescimento ainda maior, com alta de 450,7%, subindo de 142 na semana entre 28 de dezembro e 3 de janeiro para 782 do dia 4 ao último dia 10.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol – presidente do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Santa Catarina) –, realmente o número teve um grande aumento, demonstrado também na alta procura por atendimento na Policlínica, hospitais e Provida.


Mas, por enquanto, esses números não têm se refletido em internações hospitalares ou mesmo óbitos. Ontem, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), a UTI estava com um paciente confirmado com a doença. Na UTI Pediátrica, um paciente estava com suspeita. Já na Enfermaria, havia nove pacientes com covid-19 confirmada e dez com suspeita de infecção pelo coronavírus.

“A vacinação contribuiu para que não houvesse agravamento da doença, sem dúvidas, mas não podemos nos descuidar. A pandemia ainda está aí, e também a gripe H3N2. Não é hora de relaxamento dos cuidados”, destaca, acrescentando que é preciso continuar usando máscara, álcool em gel e evitando aglomerações".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FMS adota novas medidas para atendimentos

Por conta da grande demanda de atendimento para suspeitas de covid-19 e de influenza em Tubarão nas últimas semanas, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) adotou algumas medidas, a fim de tornar mais práticos os procedimentos médicos e a aplicação de vacinas para a população.

Os centros de atendimento na área da saúde sofrem grandes demandas por conta dos sintomas gripais presentes na população. Caso eles sejam identificados, o cidadão deve procurar preferencialmente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no período da manhã.


Destaca-se que a partir de amanhã (13) as UBS iniciarão a testagem de antígeno para a parcela da população com sintomas, tornando mais seguro e eficaz o procedimento médico.

Outro ponto que deve ser lembrado é que neste momento a vacinação contra a covid-19 é feita nas UBS, perante agendamento prévio, ou, preferencialmente, no Centro de Vacinação da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Ainda nas UBS, as consultas eletivas, que não sejam em relação ao coronavírus e à influenza, deverão ser agendadas para o período da tarde, principalmente para os grupos específicos, de urgência e não emergência.

Vale lembrar também que nesta quarta (12) um mutirão de testagem para covid-19 será realizado no teatro da Arena Multiuso, das 14h às 19h.


Os atendimentos acontecerão perante a retirada de senha, e podem realizar o teste as pessoas que tiverem sintomas, mesmo que leves, ou que tiveram contato com pacientes positivados.


Siga nosso Instagram e acompanhe tudo o que acontece no Sul. Agora: https://www.instagram.com/portalsulagora/

Fonte: Diário do Sul - Foto: Ilustrativa
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.