Segunda-feira, 05 de maio de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
17/04/2022 14h17

Aposentada de Tubarão descobre que ela e mais 26 pessoas da família têm doença rara

Supõe-se que outros 25 familiares morreram por causa da amiloidose hereditária, desconhecendo a patologia

Após realizar exames de rotina, a aposentada Evilasia Knabben, 59, descobriu ter uma doença rara, chamada amiloidose hereditária, que comprometeu seu coração. Ao receber o diagnóstico, ela, que mora em Tubarão, incentivou a família a fazer testes genéticos para descobrir quem mais tinha a doença.


A descoberta foi surpreendente: das 57 pessoas que fizeram os exames, 26 tiveram resultado positivo — além dela — e supõe-se que outros 25 familiares morreram por causa da amiloidose. "Um sobrinho que estudava Medicina, hoje já formado, notou que eu estava tomando muito analgésico para dor na coluna, explicou que esse excesso poderia causar problemas nos rins e me orientou a fazer exames de rotina", contou Evilásia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de constatada a doença, começou a busca pelo tratamento. "Meu filho pesquisou na internet sobre a doença e descobriu que o Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, tem um Centro de Amiloidose Cardíaca. Entrei em contato, mandei meus exames e no mesmo mês eles agendaram uma consulta para mim". A família realizou uma vaquinha para custear o tratamento.


"Desejo que, por meio da minha história, a amiloidose seja mais conhecida, mais estudada, as pessoas recebam o diagnóstico precoce, tenham acesso ao tratamento de uma forma mais completa pelo SUS e quem sabe até descubram uma cura que possa alcançar as próximas gerações da minha família e de outras que também convivem com a doença", completou Evilásia.


Curta nosso Facebook e acompanhe tudo o que acontece no Sul. Agora https://www.facebook.com/sulagora

Uol
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.