Novas medidas de segurança devem ser adotadas para a retomada das atividades
Após a tragédia que resultou na morte de oito pessoas, os voos de balão em Praia Grande serão retomados nesta quarta-feira (2).
A atividade, que estava suspensa desde o acidente, contará com novas medidas de segurança definidas por entidades do setor.
A recomendação para a paralisação partiu da Associação de Voo de Instrução em Balão de Ar Quente (Avibaq), em conjunto com a prefeitura de Praia Grande, como forma de respeito às famílias das vítimas.
Inicialmente, a retomada das atividades estava prevista para esta terça-feira (1º), mas foi adiada por conta das condições meteorológicas desfavoráveis.
De acordo com a Comissão de Meteorologia e Segurança da Avibaq, um sistema de baixa pressão atua na região e pode provocar fortes rajadas de vento nesta terça, tornando os voos inseguros.
A liberação foi transferida para quarta-feira, quando o clima deve apresentar melhores condições para a prática da atividade.
As medidas de segurança
Para voltar a promover os passeios, os balonistas devem criar um checklist obrigatório que deverá ser seguido pelos pilotos antes de cada decolagem. O documento, ainda em fase de finalização pela Avibaq, incluirá itens como a obrigatoriedade de mais de um extintor de incêndio no cesto e a checagem da pressurização dos equipamentos.
Outra ação implementada pela Avibaq é a formação de uma Comissão de Avaliação Meteorológica. O grupo será composto por cinco pilotos experientes da associação e terá a responsabilidade de analisar, de forma conjunta, as condições climáticas antes de autorizar os voos.
A medida busca garantir maior rigor na tomada de decisões, priorizando a segurança de todos os envolvidos.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.