Convênio com a prefeitura foi anunciado neste sábado pelo governador Carlos Moisés
Um convênio no valor de R$ 10 milhões será assinado pelo governo do Estado e o município de Jaguaruna para desassoreamento do canal da Barra do Camacho. O anúncio foi feito neste sábado (15).
"São mais de 1,5 mil famílias beneficiadas. Esse é um sonho, já era uma demanda nossa. O Sul do Estado não pode ficar esquecido", declarou o governador Carlos Moisés ao radialista Haroldo Silva, em seu programa na Rádio Tubá.
A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) apresentou um projeto de engenharia para desassoreamento do canal, estimado em aproximadamente R$ 4,6 milhões. A obra deve incluir também a reconstrução de parte do Molhes.
Hoje, a ligação do mar com a lagoa está quase totalmente assoreada. Manter o canal aberto é fundamental para a pesca e para amenizar a situação em caso de enxurradas na bacia do Rio Tubarão.
A necessidade do desassoreamento permanente é uma reivindicação antiga. Desta vez, os próprios pescadores estavam dispostos a começar a retirada de areia manualmente, com pás e carrinhos de mão.