A orientação encontra explicação na Ciência: trata-se do princípio da Gaiola de Faraday
Com a chegada do verão, a ocorrência de tempestadades com raios se torna mais frequente. Se você estiver dentro de um carro quando uma vier à tona, mantenha os vidros fechados e não entre em contato com as partes metálicas do veículo. A orientação é dada por autoridades e especialistas e encontra explicação na Ciência: trata-se do princípio da Gaiola de Faraday.
Segundo um documento elaborado pelo Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC), "quando uma casca esférica condutora é carregada, toda a carga fica concentrada na superfície externa, e o campo elétrico dentro da casca é nulo. A região interna é completamente livre de influências elétricas externas".
O princípio recebeu esse nome porque, em 1836, o físico britânico Michael Faraday construiu uma gaiola para demonstrar na prática a teoria. A experiência é retratada no filme "O Aprendiz de Feiticeiro".
Como ficar seguro em dias de tempestade
- Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;
- Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea, como o Metrô;
- Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;
- Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar;
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;
- Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
- Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
- Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;
- Evite tomar banho durante a tempestade.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.