Domingo, 25 de fevereiro de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
13/10/2020 11h09

Pesquisa Mapa em Tubarão: Joares Ponticelli, 55%; Dr. Cristiano, 16%; Fontoura, 6%; Diego Goulart, 5%; Marcos Brunato, 4%

Pesquisa contratada pelo Diário do Sul ouviu 504 eleitores nos dias 9 e 10 de outubro, por telefone

O Diário do Sul divulgou nesta segunda-feira (13) a primeira pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos para prefeito de Tubarão nas eleições de 15 de novembro. De acordo com os dados levantados pelo Instituto Mapa, que realizou a pesquisa, caso a eleição fosse hoje, Joares Ponticelli (Progressistas) estaria à frente, com 55% de intenções de voto.

Outros quatro candidatos concorrem à prefeitura de Tubarão e, na pesquisa estimulada, classificam-se hoje assim: em segundo lugar, está o Dr. Cristiano Ferreira (MDB), com 16%; a seguir, em terceiro lugar, empatam tecnicamente Fontoura (PT), com  6% das intenções de voto, Diego Goulart (PSL), com  5%, e Marcos Brunato (PSDB), com 4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na pesquisa estimulada os entrevistados são informados dos nomes dos candidatos. Pela margem de erro, Joares Ponticelli (Progressistas) teria de 51% a 59% dos votos, enquanto Dr. Cristiano Ferreira (MDB) ficaria entre 13% e 19%; Fontoura (PT), de 4% a 8%; Diego Goulart (PSL), de 3% a 7%; e Marcos Brunato (PSDB), de 2% a 6%. Quanto mais distante de 50% é o resultado (que implica na margem de erro amostra máxima), menor fica a margem de erro.

Até o momento, segundo os dados, 14% dos eleitores não indicam candidato, sendo que 8% declararam que irão anular o voto ou votar em branco e 6% que estão indecisos.  

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa e contratada pelo Diário do Sul. Foram ouvidos 504 eleitores nos dias 9 e 10 de outubro, por telefone, de forma aleatória, por bairros do município. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, com 95% de confiança. A pesquisa está inscrita na Justiça Eleitoral (TRE), sob o número SC 04441/2020, de 6 de outubro de 2020.


O Instituto Mapa está há 28 anos no mercado, tornando-se uma das principais referências do país quando o assunto é inteligência em pesquisa. Realiza pesquisas de mercado e marketing, de opinião pública e qualitativas.


Índice de rejeição


Outro ponto questionado pela pesquisa estimulada, realizada pelo Instituto Mapa e contratada pelo DS, foi o índice de rejeição dos candidatos a prefeito. Os eleitores foram questionados sobre em qual dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum.

Neste item, o candidato Fontoura, do PT, tem o maior índice de rejeição, com 29%. Em seguida, três candidatos apresentaram empate estatístico: o Dr. Cristiano Ferreira (MDB), com 17%; Joares Ponticelli (Progressistas), com 15%; e Diego Goulart (PSL), 14% de rejeição, segundo a pesquisa. O nome menos rejeitado é de Marcos Brunato (PSDB), com 5%.

Dos eleitores tubaronenses entrevistados na pesquisa, 4% indicaram que rejeitam todos os candidatos e 4% não rejeitam nenhum. Os resultados ainda mostraram que 12% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa e contratada pelo DS. Foram ouvidos 504 eleitores nos dias 9 e 10 de outubro, por telefone, de forma aleatória, por bairros do município. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, com 95% de confiança. A pesquisa está inscrita na Justiça Eleitoral (TRE), sob o número SC 04441/2020, de 6 de outubro de 2020.


Perfil dos entrevistados


A pesquisa realizada pelo Instituto Mapa, contratada pelo Diário do Sul, ouviu a intenção de voto de 504 eleitores tubaronenses. Desses, 269 foram mulheres (53%) e 235 (47%) foram homens.

A maior parte dos entrevistados, 204 (40%), tem entre 25 e 44 anos. Já nas faixas etárias entre 45 e 59 anos, 131 pessoas foram ouvidas (26%); 60 anos ou mais, foram 119 tubaronenses pesquisados (24%); e entre 16 e 24 anos, foram 50 eleitores (10%).

No que se refere à escolaridade, 394 eleitores que participaram da pesquisa têm até o ensino médio (78%) e 110 têm ensino superior – completo ou incompleto (22%). O grupo ainda é composto por pessoas economicamente ativas, com 82%, e das não economicamente ativas foram 18% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa e contratada pelo DS. Foram ouvidos 504 eleitores nos dias 9 e 10 de outubro, por telefone, de forma aleatória, por bairros do município. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, com 95% de confiança. A pesquisa está inscrita na Justiça Eleitoral (TRE), sob o número SC 04441/2020, de 6 de outubro de 2020.


Localidades participantes


A pesquisa, realizada através de entrevistas via telefone, foi separada em três regiões de Tubarão. A primeira foi a margem direita, que envolve os bairros Campestre, Centro, Cruzeiro, Fábio Silva, Monte Castelo, Oficinas, Passagem, Passo do Gado, Praia Redonda, Recife, Santa Luzia, Santo Antônio de Pádua, São Clemente, São Cristóvão, São João margem direita e Vila Moema, com 58% das pessoas ouvidas. Já na região dois, na margem esquerda, foram ouvidos 22% dos eleitores que moram nos bairros Morrotes, Dehon, Humaitá, Humaitá de Cima, Revoredo, São Bernardo, São João margem esquerda e Vila Esperança.

Por fim, na região três, foram 20% dos moradores de Aline, Alto Pedrinhas, Anita Garibaldi, Bom Pastor, Caruru, Congonhas, Guarda, Guarda margem direita, Guarda margem esquerda, Jararaca, Km 60, Km 63, Lajeado, Linha Mesquita, Madre, Mato Alto, Morrinhos, Rio do Pouso, rodovia SC-440, São Martinho, Sertão da Jararaca, Sertão dos Corrêas, Sertão dos Mendes e Sombrio.

  • 1 / 3
  • 2 / 3
  • 3 / 3
Fonte: Diário do Sul
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.