Algumas peças também serão encaminhadas para procedimentos mais complexos de restauro
Durante os últimos 45 dias, sete obras do Museu Willy Zumblick passaram por um cuidadoso processo de higienização e conservação em Tubarão.
A ação faz parte de um esforço voluntário para preservar o patrimônio cultural da cidade e foi realizada sem nenhum custo para a prefeitura.
A limpeza das obras incluiu higienização mecânica, aplicação de desinfetante e outros cuidados específicos, com o objetivo de prevenir danos futuros e garantir a preservação adequada.
Após passarem por um processo de avaliação, algumas peças também serão encaminhadas para procedimentos mais complexos de restauro.
O trabalho contou com a participação de funcionários e voluntários, incluindo uma parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão.
Médicos dermatologistas doaram insumos como cotonetes, toucas, máscaras e o próprio desinfetante, além de outros materiais essenciais para a realização da limpeza de forma segura das obras.
Além disso, está sendo realizado o arrolamento das obras do museu, um processo de catalogação técnica, com a finalidade de organizar o acervo.
A iniciativa conta com a coordenadora de Patrimônio da Cultura, Andréa Zumblick; com a diretora de Cultura, Edilza Nunes Goulart; com Miriã Terezinha Locks, formada em Conservação de Bens Culturais; com o artista visual JP Anjo (João Paulo Izidro A. Fernandes), que também é graduando em Artes; e com a museóloga Silvana Silva, em parceria com o Museu Ferroviário.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.