Projeto busca reduzir risco de inundações no sul catarinense
A obra de redragagem do Rio Tubarão foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Santa Catarina para 2026.
A iniciativa partiu de uma emenda apresentada pelo deputado estadual Pepê Collaço (PP), por meio da Bancada do Sul, e classifica o projeto como prioridade para execução pelo governo estadual no próximo ano.
Segundo o parlamentar, a garantia do recurso representa um avanço importante para a concretização da obra, que deverá ser executada em etapas devido ao alto custo.
“Ainda temos outros estágios até a obra, mas a garantia desse recurso é um grande passo. O custo será bem mais alto, por isso estamos procurando dividir em etapas. Sabemos que não vamos conseguir todos os recursos de uma hora para outra”, destaca o deputado.
Enquanto isso, a Defesa Civil segue com a atualização do projeto e as licitações para sua execução. A expectativa é que o documento esteja pronto até o fim deste ano.
O estudo hidrodinâmico da Bacia do Rio Tubarão, que está em andamento, prevê a elaboração de mapas de extensão das inundações. A partir do modelo validado, serão definidas alternativas de intervenção e medidas estruturantes para reduzir o risco de enchentes.
A documentação também incluirá um estudo técnico preliminar e o orçamento para execução do projeto executivo.
Paralelamente, um projeto de redragagem no entorno do Porto de Laguna também está em fase de elaboração. O trabalho, orçado em R$ 5 milhões, é custeado com recursos de emenda da Bancada do Sul ao orçamento estadual.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.