Nas áreas mais altas, se mantém a condição favorável para formação de geada
Na sexta-feira (31), a massa de ar seco e frio segue influenciando as condições do tempo, mantendo o predomínio do sol em todas as regiões de SC, informou a Defesa Civil.
A única diferença, com relação aos dias anteriores, é que a umidade aumenta um pouco nas áreas mais próximas do Litoral, o que, combinado ao resfriamento noturno, favorece a formação de nevoeiros durante a madrugada, que dissipam no decorrer da manhã.
Nas áreas mais altas, sobretudo em regiões de vale/baixada, se mantém a condição favorável para formação de geada.
No amanhecer, as temperaturas mínimas variam de 0°C a 7°C nos Planaltos e Meio-Oeste, atingindo valores entre -1°C e -4°C em áreas de baixada do Planalto Sul. Nas demais regiões, elas variam entre 5 e 13°C, mantendo risco baixo para ocorrências associadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, na madrugada e amanhecer.
À tarde, as máximas sobem um pouco mais, oscilando entre 18°C e 24°C no Grande Oeste, Litoral e Baixo e Médio Vale do Itajaí e de 13°C a 18°C nas demais regiões. Vento fraco e com direção variável em todo o Estado. A agitação marítima diminui ainda mais, com ondas de leste/sudeste entre 1,0 m e 1,5 m e picos máximos de 2,0 m no início do dia.
Previsão para sábado e domingo
O mês de junho começa com tempo firme e seco em SC. No amanhecer do sábado (1º), há condições favoráveis para formação de nevoeiros e de geada bem isolada nas áreas de baixada entre os planaltos e Meio-Oeste.
Entre o Meio-Oeste e as áreas litorâneas, na madrugada, no período da manhã e à noite haverá maior nebulosidade. Nos demais períodos do dia, predomínio de sol nessas regiões e nas demais.
Os ventos devem variar de noroeste a nordeste pelo estado, com rajadas entre 40 e 60 km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis serrana. Não há risco para ocorrências meteorológicas.
As temperaturas mínimas variam de 3°C a 11°C (pontualmente menores) nos planaltos, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as mínimas variam de 7°C a 14°C. À tarde, máximas de 20°C a 25°C no Extremo-Oeste e Oeste. No Litoral, marcas entre 18°C e 23°C.
O domingo (2), assim como o dia anterior, deve começar com maior nebulosidade e presença de nevoeiros em várias regiões, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral, incluindo o Vale do Itajaí. Ao longo da manhã, o fenômeno dissipa, dando lugar ao predomínio de sol. Não há risco para ocorrências meteorológicas.
Entre o Meio-Oeste e os planaltos, os termômetros variam entre 5°C e 10°C no amanhecer e nas demais regiões, entre 10°C e 17°C. À tarde, as máximas oscilam entre 22°C e 27°C no Grande Oeste e Litoral Sul, 15°C a 20°C no Planalto Sul e de 19°C a 23°C nas demais regiões. Mar calmo a pouco agitado com ondas de leste/nordeste, entre 0,7 m e 1,2 m.
Tendência para os próximos dias
Na segunda-feira (3), uma frente fria, com fraca intensidade e em deslocamento pelo mar, se aproxima de SC, favorecendo a ocorrência de chuva, no geral, com baixos acumulados. Entre o Meio-Oeste e o Litoral, haverá condições para formação de temporais bastante isolados.
Na terça-feira (4), a frente fria se afasta e a aproximação de uma nova massa de ar seco volta a estabilizar o tempo. Somente na madrugada ainda haverá condições favoráveis para ocorrência de chuvas fracas entre o Vale do Itajaí e as áreas litorâneas.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.