'O dia que o Rio Grande do Sul se separou do Brasil' será lançado hoje, às 19h, no Café Cultura do Farol Shopping, em Tubarão
Em seu primeiro livro solo, o jornalista, radialista e professor universitário Ronaldo Sant’Anna mistura ficção com elementos históricos reais e faz com que o leitor passeie por momentos importantes da história do país por meio de personagens e fatos que não existiram, mas que se encaixam muito bem no contexto.
“O dia que o Rio Grande do Sul se separou do Brasil” será lançado nesta quarta (31), às 19h, no Café Cultura do Farol Shopping, em Tubarão.
No livro, Ronaldo busca nas memórias de sua época de universitário no Rio Grande do Sul, em 1969, época da ditadura militar, histórias que realmente aconteceram, misturando-as com personagens e fatos fictícios.
“Foi a época do recém-decretado AI-5 (Ato Institucional Número Cinco, um dos dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de Estado de 1964 no Brasil), que, para nós, futuros jornalistas, impactou muito, já que tratava, entre outras coisas, sobre a censura e a liberdade de imprensa — ou a falta dela, no caso. E aí o livro vai se desenhando”, conta.
Sobre o título da obra e o enredo principal que se desdobra, Ronaldo fala de um jogo de futebol em 1972, em que disputaram a Seleção do Brasil e a Seleção do Rio Grande do Sul. Nesse dia — e isso é um dos fatos reais do livro —, mais de cem mil pessoas que assistiam à partida vaiaram veementemente a Seleção do Brasil em defesa do seu Estado, o que deu o mote para o título do livro.
“Aí entra a parte da ficção, pois crio um fato com um grupo de estudantes que nesse dia realiza um protesto contra a ditadura. Claro que alguns desses personagens também têm elementos reais, já que me baseei em amigos que tinha na época”, resume.
Sobre o autor
Ronaldo Sant’Anna é natural do Rio Grande do Sul e desde 1998 dá aulas na UniSul no curso de Jornalismo. Em 2004, veio morar definitivamente em Tubarão. Ainda leciona na universidade e também apresenta o programa Em Debate, de segunda a sexta-feira, na Rádio MonteCarlo FM.
Acompanhe tudo o que acontece de mais importante na região:
instagram.com/portalsulagora