Quinta-feira, 27 de agosto de 2026
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
27/08/2026 05h30

Homem é condenado por construir e degradar área de proteção ambiental

Réu ocupava área de 16,4 mil m², onde construiu casa, galinheiros e açude sem autorização

Um homem foi condenado pela Justiça a desocupar e recuperar uma área degradada do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Paulo Lopes

A decisão é da Vara Única da comarca de Garopaba e determina a retirada de todas as estruturas construídas irregularmente no local.

Segundo a denúncia, o homem ocupava a área para lazer, criação de animais e exploração do imóvel. 

Sem licença ou autorização, ele construiu uma casa, dois galinheiros e um açude em uma área de 16,4 mil metros quadrados.

A Polícia Militar Ambiental também identificou corte de vegetação nativa e constatou que os dejetos dos galinheiros eram lançados sem tratamento em um córrego utilizado para captação de água destinada ao abastecimento da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sentença, o juiz destacou a extensão dos danos ambientais, incluindo a supressão de vegetação, alterações na dinâmica ecológica e implantação de estruturas incompatíveis com a unidade de conservação.

Além de desocupar a área e remover construções, cercas e demais estruturas, o réu deverá promover a destinação adequada dos resíduos. 

Em caso de descumprimento, o IMA e o município de Paulo Lopes também poderão ser responsáveis pela recuperação da área por meio de um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

A decisão prevê prazo de 120 dias para a elaboração e execução do projeto. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.