A ideia é posteriormente estender o projeto para os animais cuidados por famílias de baixa renda
Uma demanda de longa data dos lagunenses finalmente começará a ser executada. A partir deste mês, cães e gatos que vivem nas ruas terão atendimento para castrações e suporte de bem-estar animal através do convênio realizado entre o governo municipal, por meio da secretaria de Pesca e Agricultura, e a clínica veterinária MercoDog.
A parceria firmada foi decidida após abertura de licitação, divulgada em março. O contrato, assinado esta semana, estabelece o repasse de R$ 124 mil para castrações e suporte de bem-estar animal.
A seleção e o encaminhamento dos animais para esterilização serão realizados pelo setor de Bem-Estar Animal, pertencente à secretaria de Pesca e Agricultura. A gerente da pasta, Cláudia Regina Carvalho Pereira, explica como o trabalho será efetuado. “A prioridade inicial serão cachorros e gatos errantes, que vivem na rua e para organizações não governamentais de apoio aos animais. Com a efetividade do programa, abriremos o cadastro também para os donos de animais de baixa renda”.
O recurso será aplicado ao longo de um ano, estimando a média de R$ 10 mil por mês para custos de procedimentos veterinários. “Nosso objetivo é conseguir castrar mensalmente cerca de 40 cães e gatos de rua”, afirma a secretária de Pesca e Agricultura, Patrícia Paulino.