Visita técnica visa promover o alinhamento de ações prioritárias
De forma inédita, Laguna realizou nesta quinta-feira (15) o 1º Fórum de Integração e Desenvolvimento para o município, em parceria com o Governo do Estado.
Essa é a primeira vez que a cidade realiza esse tipo de evento, uma espécie de “intercâmbio” de conhecimento e gestão entre estado e município, onde os gestores estaduais de várias frentes de atuação estiveram no município.
O evento reuniu secretários municipais, presidentes de fundações e gestores estaduais com o objetivo de promover o alinhamento de ações prioritárias para Laguna.
Atendendo à sinalização do governador Jorginho Mello, o encontro foi organizado para que os representantes estaduais conhecessem de perto as demandas urgentes da cidade, com visitas técnicas a pontos estratégicos e reuniões de trabalho para buscar soluções.
Confira as solicitações:
Pesca e Agricultura
A Secretaria de Pesca e Agricultura solicitou a readequação do projeto da Casa do Peixe, incluindo a devolução de R$ 200 mil e a previsão de envio de um novo projeto por parte da Sepagri até julho. Também foi entregue um documento solicitando apoio à extensão rural via Epagri, com a indicação de um novo técnico para atuação no município.
Cultura
Na área da cultura, foi proposta parceria com as bibliotecas públicas do estado, além de ações para fortalecer os museus e a biblioteca municipal.
Saúde
Entre as demandas apresentadas pela secretaria de Saúde estão: nova sede para o Samu, ampliação e reforma da Policlínica, criação de um Centro Materno-Infantil com prioridade de investimentos, renovação da frota, unificação do Centro de Vigilância em Saúde em um único prédio e ampliação de leitos de longa permanência no hospital (com previsão de 15 leitos e necessidade de reforço na captação de recursos).
Administração
A Secretaria de Administração conduziu visitas técnicas e desdobramentos burocráticos referente a diversos prédios públicos, incluindo a Casa dos Cachorros, a Biblioteca Pública, o Sambódromo, o prédio onde funciona o SINE e o prédio da Celesc.
Segurança Pública
Na área de segurança pública, a Polícia Militar destacou a necessidade de reforço nos períodos de alta temporada e durante eventos, com foco na sazonalidade. A Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) visitou a unidade prisional de Laguna, expressando preocupação com a estrutura atual e sugerindo a construção de uma nova unidade fora do centro da cidade. Também foi discutida a possibilidade de utilizar um terreno estadual para esse fim.
Polícia Científica
A Polícia Científica apresentou a demanda por um novo espaço estruturado para sua atuação, preferencialmente nas proximidades da rodoviária.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.