Segunda-feira, 20 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
04/05/2024 06h58

Chuva em SC deixa quatro municípios em situação de emergência e quase 200 desalojados

No domingo, a condição de tempo será de sol e variação de nuvens no estado; confira a previsão

Segundo o relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), na tarde desta sexta-feira (3), agora são quatro os municípios que decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas.

Além de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, Ipira – onde uma morte foi registrada –, também decretou emergência. Pelo menos 193 pessoas estão desalojadas, 46 desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. Não foram solicitados itens de assistência humanitária até o momento.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil ressalta que equipes do Governo do Estado de Santa Catarina seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previsão da Defesa Civil para os próximos dias

Ao longo da madrugada e manhã do sábado (4), a chuva permanece concentrada nas regiões de divisa com o RS, principalmente em áreas do Grande Oeste, onde por alguns momentos há condições para temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Nas demais regiões, o dia já inicia com a presença de sol entre nuvens e, entre a tarde e à noite, há chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, em função da atuação de um sistema de baixa pressão nas áreas de divisa entre SC e o RS durante o seu deslocamento em direção ao oceano.

O risco é baixo a moderado  para ocorrências relacionadas à queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, e moderado a alto para alagamentos e deslizamentos, devido à chuva dos dias anteriores.

No domingo (5), a condição de tempo será de sol e variação de nuvens no estado e, entre a tarde e à noite, devido à combinação de calor e umidade, há condições para a formação de pancadas isoladas de chuva no Sul do estado, novamente próximo da divisa com o RS.

O risco é baixo para ocorrências relacionadas às condições de tempo previstas, porém segue moderado para deslizamentos devido ao encharcamento do solo provocado pela chuva dos dias anteriores. O vento sopra fraco a moderado, de quadrante norte em todas as regiões. 

As temperaturas mínimas variam entre 18 e 23°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral, oscilando entre 13 e 19°C nas demais regiões. À tarde as máximas marcam entre 21 a 26°C no Planalto Sul e nos pontos mais altos do estado e marcam entre 26 e 33°C no restante do estado.

Na segunda-feira (6) o tempo se mantém estável, com predomínio de sol do Grande Oeste aos planaltos e com sol e variação de nuvens no litoral e em áreas próximas. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.