Acordo incomum entre os dois partidos antagonistas na política nacional viabilizou volta do PT à presidência da Câmara depois de 19 anos
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Laguna foi eleita na noite desta sexta-feira (28). A presidente eleita foi a vereadora Tanara Cidade de Souza (PT), única mulher na legislatura. A parlamentar é advogada e já foi secretária de Saúde no município.
O restante da Mesa Diretora é composta pelo vice-presidente Fernando Cândido Mendonça (PP) e pelos secretários Gabriel Martins (PL) e Jaleel Farias (PSD).
Dos presentes, apenas Cleosmar Fernandes (MDB), que estava como presidente interino, foi contrário à petista, que recebeu 11 votos favoráveis.
O vereador Edi Goulart (MDB) também não participou da sessão, mas justificou a ausência.
A eleição de Tanara foi viabilizada após um acordo incomum entre PT e PL, antagonistas da política estadual e nacional. E proporcionou a volta do PT ao comando da Câmara lagunense após 19 anos.
O Sul Agora explicou o acordo em uma matéria exclusiva em janeiro deste ano:
Leia também: Após aliança entre PL e PT, Câmara de Laguna segue sem presidente
Desde 1º de janeiro, depois da posse dos vereadores, o presidente interino Cleosmar Fernandes (MDB), na condição de vereador mais idoso, propôs a leitura de parecer jurídico sobre a eleição da Mesa Diretora, indicando a suposta necessidade de adequar o processo eleitoral às diretrizes constitucionais e à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, para então colocar em votação uma resolução para alterar o Regimento Interno da Câmara.
O ato causou gritaria e troca de acusações entre os parlamentares.
Na oportunidade, sete vereadores que não concordaram com a decisão de Cleosmar de adiar a votação para a Mesa Diretora realizaram uma sessão paralela, no auditório ao lado do plenário, sob a presidência do segundo vereador mais idoso, Luiz Otávio Pereira, na qual foi feita a eleição da mesa.
Com isso, uma briga entre os grupos tomou forma na Justiça, inclusive com sessões ordinárias sendo suspensas.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.