Ação acontecerá em Capivari de Baixo e mobilizará entidades de segurança pública
Através de uma ação promovida pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), em parceria com entidades de segurança pública, um simulado de acidente rodoferroviário será realizado em Capivari de Baixo nos próximos dias.
A expectativa é de que a simulação seja a maior já feita no Sul de Santa Catarina e está marcada para o dia 25 de setembro, durante o período da manhã.
Além de capacitar as equipes, a simulação também alerta à sociedade sobre a necessidade de respeitar as sinalizações associadas à linha férrea e tem como objetivo mensurar o tempo de resposta das instituições que prestam socorro.
Participarão da ação o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Científica, além do helicóptero do Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (Saer) e outras instituições ligadas à causa.
Durante a simulação, o trem irá colidir com um veículo parado sobre o trilho, ocupado por manequins. Na sequência, os bonecos serão substituídos por atores, que deverão ser atendidos pelas forças de segurança.
As equipes estarão nas respectivas bases e devem ser acionadas seguindo o protocolo padrão neste tipo de acidente.
A operação deve ocorrer no bairro Santo André, causando alterações no trânsito local. A região será devidamente sinalizada, bem como as orientações para os condutores que necessitam trafegar pelo local serão repassadas previamente.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.