A reabertura do rio foi vista como essencial para a circulação de água e oxigenação da lagoa
O prefeito de Laguna, Samir Ahmad, assinou nesta quarta (10) o decreto que declara a obra de abertura e desassoreamento do Rio Dragado como de utilidade pública.
O documento é resultado da reunião realizada em dezembro de 2023 com pescadores, autoridades e representantes de entidades que estiveram presentes para discutir a reabertura do Rio Dragado e as intervenções no Complexo Lagunar Santa Marta/Camacho.
Os debates enfocaram a importância histórica e ambiental do Rio Dragado e das lagoas para a pesca artesanal e a biodiversidade local.
A reabertura do rio foi vista como essencial para a circulação de água e oxigenação da lagoa, beneficiando tanto a fauna aquática quanto a atividade pesqueira.
O encontro destacou a necessidade de medidas mitigadoras e compensatórias para proteger a flora e fauna locais, respeitando as legislações ambientais.
O decreto estabelece também a criação de um comitê para propor medidas preventivas relacionadas às intervenções necessárias para melhorar a qualidade da água e a pesca no complexo lagunar.
Os estudos e coordenação serão realizados pela Fundação Lagunense de Cultura (Flama), secretaria de Pesca e Agricultura e Udesc.
Este comitê será responsável por elaborar um relatório técnico. O foco será em intervenções como desassoreamento e limpeza do leito do rio, essenciais para o restabelecimento do equilíbrio ecológico da área.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.