A ideia inicial é retomar o Catarinense de onde parou no dia 16 de maio
Federação Catarinense de Futebol solicitou ao Governo do Estado a liberação para o retorno do Campeonato Catarinense. Inclusive, alguns clubes estão planejando o retorno das atividades para o dia 1º de maio, com medidas de prevenção para evitar a proliferação de coronavírus. A ideia inicial é retomar o Catarinão de onde parou em 16 de maio. Mas não sei se o governador vai topar.
Volta com ressalvas
Particularmente, se tivesse no lugar do governador, eu toparia. Desde que não haja público, e por uma razão muito simples. A taxa de ocupação hospitalar em SC, sobretudo em UTIs, é relativamente baixa, uma das menores do país, em torno de 17%. Isso passa segurança, somado aos cuidados de prevenção que os clubes vão ter de tomar, aderindo a critérios técnicos para evitar aglomeração em várias circunstâncias.
Regras
Mas, logicamente, é preciso fazer um acompanhamento da situação e a evolução ou não do vírus pelo estado. Jogadores do Concórdia e do Peixe, por exemplo, vão encarar uma viagem de cerca de dez horas, confinados dentro de um ônibus. Como fica a situação dos vestiários, como vai ser o procedimento para cumprimentos dos atletas e arbitragem. Haverá mudanças em vários aspectos.
Leia aqui a coluna completa de Glauco Moretti.