Programa do Sebrae conecta metodologia ágil à realidade das micro e pequenas empresas, gerando aumento de vendas, organização da gestão e mudança de mentalidade
Promover o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, fortalecer a competitividade e fomentar o empreendedorismo. Essa é a missão que move o Sebrae/SC, traduzida em iniciativas que aproximam inovação e prática, como o programa Agentes Locais de Inovação (ALI).
Voltado à aplicação de metodologias ágeis e de baixo custo, o ALI Produtividade conecta teoria e realidade, ao levar soluções concretas aos negócios.
Em ciclos de seis meses, os agentes atuam diretamente nas empresas, realizam diagnósticos, identificam gargalos, testam soluções e acompanham a implementação.
Mas o impacto vai além de números. É mudança de mentalidade, cultura e visão de futuro.
Um exemplo dessa transformação vem da empresa GS Auto Peças, de Araranguá. Fundada em 1994, a distribuidora de peças para motor vivia uma rotina sobrecarregada e limitada pelo excesso de foco no operacional.
Promoções sem divulgação e ausência de marketing digital faziam parte do cenário. O foco era apenas “dar conta do serviço”.
Ao ingressar no ALI Produtividade, o empresário Erich Leopoldo Pein encontrou apoio para mudar essa realidade.
O diagnóstico realizado pela agente local de inovação, Luana Rodrigues Aires, apontou os principais gargalos, como vendas feitas de forma passiva, atendimento reativo, promoções que não chegavam aos clientes e nenhuma presença digital. A solução foi prática e de impacto imediato.
Com isso, a empresa passou a realizar promoções quinzenais para produtos estratégicos, divulgadas via listas de transmissão e status do WhatsApp.
“O engajamento foi imediato. Os vendedores começaram a acompanhar as metas, sugerir melhorias, criar campanhas e se conectar mais com os clientes”, conta o empresário.
O resultado foi um aumento de 35% nas vendas dos produtos em promoção, uma equipe mais ativa e engajada no relacionamento com o cliente, rotinas de planejamento incorporadas ao dia a dia e, principalmente, uma mudança cultural, já que a GS deixou de esperar o cliente entrar para começar a vender e passou a criar oportunidades.
“Nós sabíamos o que precisávamos fazer, mas estamos sempre correndo com o operacional. O programa ajudou a parar, planejar e realmente colocar as ideias em prática. Foi aí que os resultados começaram a aparecer”, resume.
Conforme o gerente regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, o ALI Produtividade reforça o compromisso de impulsionar a competitividade das micro e pequenas empresas catarinenses.
“Cada história de transformação que acompanhamos demonstra que quando o empreendedor encontra orientação qualificada e ferramentas adequadas, os resultados vêm. Mais que aumentar faturamento ou produtividade, esse programa constrói uma nova visão de futuro nos negócios e fortalece o desenvolvimento regional”, ressalta.
Mais exemplos positivos
Em Imbituba, o Senses – Centro de Desenvolvimento e Reabilitação Infantil também encontrou no ALI Produtividade um caminho para crescer de forma sustentável.
Criado oficialmente em 2022, o espaço reúne especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e psicopedagogia em um atendimento infantil interdisciplinar, acolhedor e de excelência.
Com o aumento da demanda, surgiram a sobrecarga e a falta de estrutura na gestão.
Ao iniciar o programa, as sócias receberam o diagnóstico do agente local de inovação Francisco José Serra Lopes, que apontou falta de divisão clara de funções, controle financeiro desintegrado, modelo de comissionamento pouco sustentável, marketing desorganizado e ausência de indicadores gerenciais.
O plano de ação incluiu reorganização interna com divisão de papéis e setores, revisão no modelo de comissionamento, implantação de rotina de controle financeiro com ferramentas simples, criação de um planejamento básico de marketing, além da aplicação de ferramentas de gestão e implementação de um manual interno com normas de conduta e padronização visual.
Em seis meses, a empresa viu o faturamento mensal crescer 44%, a produtividade por profissional mais que dobrar, os custos com comissões diminuírem em 15% e a gestão se tornar mais estratégica, com divisão de tarefas e planejamento.
“Antes era tudo no improviso. Hoje temos indicadores, metas, planejamento e rotina. Nossa gestão amadureceu, e isso reflete diretamente no atendimento às crianças e famílias”, salienta Stephany da Silva da Costa, proprietária da Senses ao lado de Francine de Aguiar Espezim e Danielle Ísis Makcemiuk.
Já a analista técnica do Sebrae/SC, Aline Crepaldi, reforça que resultados como esses das empresas GS Auto Peças e Senses mostram que a inovação não está distante.
“É um processo de mudança de mentalidade e prática que começa no dia a dia. O programa ALI Produtividade conecta teoria e ação para gerar impacto real e sustentável, com metodologias ágeis e aplicáveis à realidade dos pequenos negócios. Essa é a missão do Sebrae: aproximar o conhecimento e transformar vidas por meio do empreendedorismo”, fala.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.