Amados, um abençoado domingo a todos vocês. Estamos em um combate árduo contra a depressão, pensamentos negativos, pensamentos de morte, ansiedade e tudo que envolve a saúde mental das pessoas. E hoje nossa oração está poderosa, porque vamos contar com um fortíssimo aliado na fé. Na última sexta-feira, dia 11, foi o dia de São Bento, um verdadeiro alicerce da nossa Igreja.
Para quem não conhece, vamos relembrar um pouco da história desse homem incrível, que nasceu no ano de 480. Ainda criança, manifestava um gosto especial pela oração. Decepcionado com o mundo à sua volta, São Bento conheceu um antigo monge, de quem ganhou um hábito, e se isolou em uma gruta, entregando-se totalmente à oração e à reflexão. Certo dia, foi “descoberto” por pastores e agricultores da região, que vinham conversar com ele, pedindo conselhos e orações.
São Bento buscou suas próprias forças e, junto a outros monges eremitas, encontrava ruínas de antigas igrejas e mosteiros, e os restaurava. Em poucos anos, fundou doze mosteiros. Esses locais seguiam a famosa Regra de São Bento, escrita por ele, formada por 73 capítulos. Essas regras eram fundamentadas no silêncio, na oração, no trabalho e na leitura. Nascia a Ordem dos Beneditinos.
Ele exigia que todos que vivessem em seus mosteiros aprendessem ofícios, para que o mosteiro fosse autossustentável. Ou seja, eles tinham que confeccionar suas próprias roupas, produzir seu próprio alimento e fabricar as ferramentas e móveis necessários. Um dos seus lemas era: “Ora e trabalha.” Talvez, devido ao seu alto nível de exigência, acabou ganhando desafetos e sofreu dois atentados contra a sua vida.
Esses mosteiros se tornaram pontos de estudo tão importantes que nobres de toda a Europa mandavam seus filhos para lá estudarem. Desses mosteiros saíram várias personalidades que se tornaram ícones da Igreja Católica. Mais de 20 papas e 5 mil bispos estudaram em um mosteiro de São Bento.
Tendo como exemplo esse homem de tanta fé e seriedade, vamos hoje orar com amor, pela intercessão de São Bento, combatendo tudo que possa fragilizar nossa saúde mental!
Boa semana a todos, que Deus os abençoe!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração da Medalha de São Bento
"A Cruz Sagrada seja a minha luz.
Não seja o dragão o meu guia.
Retira-te, Satanás.
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo o teu veneno."
TURISMO CATÓLICO – Igreja Matriz de São Bento, São Bento do Sapucaí, SP
Na década de 1820, moradores das margens do Rio Sapucaí-Mirim observaram a necessidade de construir uma igreja. Foi doada uma grande extensão de terras com o objetivo de se levantar uma igreja sob a proteção do glorioso São Bento.
O povo levou uma imagem do santo que existia na antiga capela da Guarda Velha, situada próximo a Sant’Ana do Sapucaí-Mirim, povoado mineiro, para o local onde hoje se ergue a Igreja Matriz de São Bento.
O povoado cresceu, sendo elevado à freguesia em 1832 e à cidade em 1876. Em meados de 1840, a freguesia recebeu a visita dos Frades Capuchinhos para as primeiras missões na paróquia.
Nessa época, foi iniciada a construção da igreja nova. As paredes foram construídas por fora da antiga capela, de modo que esta foi demolida depois de coberta a nova igreja.
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.