Pesquisa mostra que uma entre quatro pessoas já são clientes de algum banco digital
Entre tantos impactos que a pandemia deixou para o Brasil e para o mundo, a digitalização de atividades e serviços foi clara. No universo financeiro, os bancos digitais ganharam espaço com diferentes soluções e ferramentas.
Se 2021 foi mais um ano marcado pelo aumento da receptividade de consumidores aos serviços financeiros digitais, a expectativa é que esse mercado continue com um crescimento ainda mais acelerado em 2022.
De acordo com o levantamento Global Digital Banking Index 2021, que ouviu 47 mil pessoas em 28 países, uma entre quatro pessoas já é cliente de algum banco digital.
Ainda assim, 46% dos entrevistados que ainda não são usuários afirmam que podem chegar a ser, especialmente com a motivação de ter acesso a serviços bancários regulares, mas com melhor relação, assim como uma experiência de usuário simples por aplicativo e comunicação clara e simples.
Entre os brasileiros, de 2018 até 2020 houve um aumento de 73% de quem usa conta exclusivamente digital. Além disso, 78% dos clientes desse tipo de conta declaram ter confiança para compartilhar dados com as instituições.
Destaque entre os mercados, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking entre os países com maior número de clientes de serviços financeiros que já possuem uma conta bancária exclusivamente digital, com 44% da população utilizando a tecnologia.
Em primeiro lugar está a Arábia Saudita (54%). Os Emirados Árabes Unidos (51%) aparecem em segundo.