Nas redes sociais, influencers têm divulgado empresas que cobram por serviço gratuito
Cláudia Raia, Viih Tube, Tatá Werneck, entre outras famosas, têm usado suas plataformas com milhões de seguidores e emprestado a credibilidade para empresas que cobram por um serviço que pode ser realizado gratuitamente pelos canais oficiais do governo federal: o salário-maternidade.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um alerta nesta segunda-feira (15) informando que não é preciso contar com intermediários para conseguir o salário-maternidade.
A publicação aconteceu após diversos famosos fazerem propaganda de uma empresa que oferece assessoria para mulheres receberem o auxílio. Nas redes sociais, os influencers costumam chamar a atenção para a publicidade com frases como "Atenção, mamães e gravidinhas".
Mas o INSS , que já tinha feito um alerta semelhante em 2023, destaca que o benefício pode ser solicitado pela própria trabalhadora. E que isso é feito à distância, não é preciso comparecer a uma agência.
Como solicitar o salário-maternidade?
A única forma legal e correta de pedir o benefício do salário-maternidade é pelo aplicativo ou site Meu INSS. Basta seguir os seguintes passos:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance, seguindo as instruções.
Conforme alertado pelo INSS, não é necessário contratar uma empresa para intermediar o pedido.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.