O paciente, de 61 anos, chegou da Itália na última sexta-feira
Após a confirmação do primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, países da América Latina reforçam medidas de controle e alertam populações. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença.
No Chile, foram registrados 260 casos suspeitos da doença até o momento, sem nenhuma confirmação. Todas as pessoas com suspeita da doença estão em suas casas, em isolamento, e não poderão sair durante 14 dias. O país tem aplicado protocolos rigorosos nos pontos de entrada no país.
No Peru, a cinco hospitais de Lima estão preparados para isolar possíveis pacientes com coronavírus. Na Colômbia, o Ministério da Saúde decidiu aumentar o nível de alerta de leve para moderado.
Na Bolívia, os controles aeroportuários foram reforçados para as conexões aéreas com Lima, no Peru, e com São Paulo, já que são esses os principais elos do país com o mundo. Na Argentina, os voos provenientes da Itália receberão especial atenção, com o objetivo de detectar, registrar e controlar precocemente pacientes com a possibilidade de apresentarem doenças respiratórias agudas.