Insatisfeitos com a brincadeira irresponsável, os bombeiros gravaram um vídeo pedindo que trotes sejam denunciados
No fim de semana, os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna foram acionados para atender um incêndio na comunidade de Camacho. Ao chegar no local, notaram que a ligação tinha sido um trote.
Insatisfeitos com a brincadeira irresponsável, os bombeiros gravaram um vídeo pedindo que casos como esse, registrado em Jaguaruna, sejam denunciados para a Polícia Militar e Polícia Civil.
A gravação foi feita pelo bombeiro voluntário Alício Bitencourt, que alertou sobre a prática ilegal. "Enquanto estamos aqui, 20 quilômetros do Centro da nossa cidade, Jaguaruna está desguarnecida. As pessoas têm que ter bom senso", disse.
Fazer falsa ligação para órgãos de segurança é crime. Uma nova lei catarinense, sancionada no começo de novembro, prevê multa de R$ 500 para quem fizer trote para serviços de emergência no estado. As operadoras de telefonia vão precisar informar o nome e endereço de quem fez o trote para que possa ser enviada a notificação.
Primeiramente, a pessoa receberá uma advertência. Caso faça outro trote, receberá a multa de R$ 500. Esse valor será dobrado a cada reincidência e será reajustado anualmente de acordo com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M/FGV), conforme descrito na lei.
Para que as notificações cheguem aos infratores, o órgão que recebeu o trote deve encaminhar o número da pessoa que ligou para a empresa de telefonia. Caso a chamada tenha sido feita por um telefone público, ela será anotada em separado para posterior investigação para identificar o infrator.
O dinheiro arrecadado com as multas será usado em fundos de reequipamento da Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil e do Samu.