Investigações tiveram início a partir de 29 de novembro, quando um policial foi atropelado por criminosos
Três homens acusados de fazerem parte de uma organização criminosa violenta foram presos nesta quarta-feira (23) em Imbituba. Além dos três mandados de prisão temporária, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Vários celulares, maconha e cocaína foram apreendidos em duas casas.
As investigações tiveram início a partir de um fato ocorrido no dia 29 de novembro, quando três suspeitos de um roubo com emprego de arma de fogo foram perseguidos por policiais militares e rodoviários federais na BR-101. Em determinado momento, os ocupantes do veículo atropelaram de forma proposital um policial militar. Na ocasião, após incessantes buscas, os policiais militares lograram êxito na captura de três suspeitos, dois deles ainda adolescentes, autuados em flagrante por tentativa de homicídio contra o policial.
No curso das investigações referente aos crimes de roubo e da tentativa de homicídio, foi possível constatar a existência de uma organização criminosa violenta em atuação na Comarca de Imbituba, tendo êxito na identificação de pelo menos oito integrantes. O grupo criminoso vinha praticando crimes diversos, entre eles ameaças de morte contra moradores locais, tráfico de drogas, porte de arma de fogo, entre outros.